IPTU

Prazo para pagamento do IPTU com 15% de desconto vai até dia 21

Contribuintes que queiram aproveitar o desconto de 15% no valor do IPTU para pagamento à vista, têm até a próxima quinta-feira (21) para quitar o imposto. Na mesma data vence a primeira parcela. A Prefeitura oferece ainda uma segunda opção de pagamento à vista, com 10% de desconto até o dia 11 de fevereiro.

De acordo com dados da Secretaria de Fazenda cerca de 20 mil contribuintes já quitaram o imposto. “Estamos dentro da expectativa de arrecadação. Os contribuintes já receberam a nova guia e o volume de recolhimento está dentro do programado, com 98% dos pagamentos recebidos sendo à vista”, diz o diretor tributário, Nelson Pereira da Silva.

A nova guia de recolhimento foi entregue pelos Correios até esta segunda-feira (18). A partir desta terça-feira (19) o contribuinte que não recebeu a guia em casa pode procurar a Praça de Atendimento no Paço Municipal ou retirá-la via internet, no site da Prefeitura www.maringa.pr.gov.br – no link Serviços – Atendimento ao Contribuinte/Tributos Municipais. Foram devolvidas à Prefeitura apenas 1,2 mil guias pelos Correios, de um total 124,512 mil guias emitidas.

O pagamento do imposto pode ser feito nas agências do Banco do Brasil, Banco Itaú e Caixa Econômica Federal. As casas lotéricas também recebem o IPTU desde que o valor não ultrapasse R$ 1 mil. A Prefeitura arrecadará cerca de R$ 76,8 milhões com o pagamento do imposto e taxas, que serão revertidos para melhorias na cidade.

Nova Guia

Este ano a Prefeitura inovou e distribuiu um novo modelo de guia do IPTU, que traz em uma única folha todas as informações sobre o tributo e as formas de pagamento. A nova guia trouxe economia na confecção e trará agilidade na distribuição. Outro motivo para mudança dos carnês é o fator ecológico, uma vez que serão retiradas de circulação por ano 600 mil folhas de papel sulfite e 80 mil folhas de cartolina.
PMM