EVENTO

Tradicional festa da Folia de Reis será neste sábado (16)

Neste sábado (16) será realizada a tradicional festa de Folia de Reis em Maringá, encerrando as comemorações do Natal, com a chegada da Bandeira dos Três Reis Santos. A festa, comandada pela Companhia de Reis Unidos com Fé, em parceria com a Secretaria de Cultura de Maringá, será às 17 horas, no salão da Capela Nossa Senhora Aparecida, na Estrada Guaiapó (Conjunto Requião - em frente à Escola Municipal Machado de Assis).

A Folia de Reis é uma festa popular de caráter religioso e cultural, tradicionalmente realizada entre o Natal e o dia 6 de janeiro. Grupos religiosos de cantores e músicos trajando fardamento colorido percorrem as ruas entoando cânticos que relembram a viagem dos três reis magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – para dar as boas vindas ao menino Jesus recém-nascido.

A Companhia de Reis Unidos com Fé deu início à tradição no dia 24 de dezembro de 2009, saindo da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Conjunto Requião) para visitar centenas de famílias e pedir ofertas para o encerramento da festa. Após o ritual tradicional da chegada da Folia, haverá um jantar comunitário, embalado por música ao vivo.

A Companhia de Reis Unidos com Fé foi fundada em março de 1990 e hoje é reconhecida como a melhor do Norte do Paraná, tendo conquistado vários prêmios. Atualmente, é presidida por Gabriel Arcanjo Viana, de 73 anos. No ano passado, a chegada da Folia de Reis teve um público de mais de mil pessoas.

Para a secretária da Cultura, Flor Duarte, a Folia de Reis é uma significativa manifestação cultural brasileira que se mantém através da oralidade e resiste diante de tantos apelos e modas passageiras. “Aqui em Maringá temos apoiado a Companhia de Reis Unidos com Fé, nos períodos de 'reis', no início do ano e durante o ano com outras atividades culturais”, conclui”.
PMM