CIDADE

Transformação da Avenida Brasil começa em 2010

As obras para transformação da Avenida Brasil em corredor prioritário do transporte coletivo urbano no sentido leste-oeste deverão ter início já no primeiro semestre do ano que vem.

A projeção é feita pelo secretário municipal de Planejamento, Guatassara Boeira, com base na autorização conquistada por Maringá para a contratação de operação de crédito externo para essa finalidade.

A autorização para o empréstimo de R$ 23 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi solicitada por meio de mensagem do governo federal ao plenário do Senado, que aprovou o pedido na sessão da última quarta-feira, dia 16.

“Com esse dinheiro a tão esperada revitalização da Avenida Brasil criará uma nova era para o transporte coletivo e para o trânsito de Maringá”, afirma Boeira.

A obtenção dos R$ 23 milhões representará parte do financiamento do Programa de Mobilidade Urbana, vinculado ao Programa Procidades, que prevê a retirada do sistema de estacionamento em “espinha de peixe” na Avenida Brasil, implantação de uma canaleta preferencial para o tráfego de ônibus, e a construção de terminais de passageiros no trajeto entre as regiões do Bosque das Grevíleas e da Praça Souza Naves.

No plenário do Senado a matéria com a solicitação de Maringá teve como relator o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), com participação do membro da Comissão de Assuntos Econômicos, senador Osmar Dias (PDT), que enviou requerimento solicitando urgência em sua aprovação final.

“Outro grande aliado de Maringá nessa conquista é o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que apoiou todas as etapas do processo de financiamento e têm colaborado em todos os passos para a implantação do projeto”, destaca Boeira. O deputado federal Ricardo Barros também tem dedicado atenção especial à tramitação do projeto, viabilizando as audiências nos órgãos competentes em Brasília.