TRÂNSITO

Pistas da Via Expressa são liberadas para o tráfego

Um desfile de carros antigos marcou na manhã desta segunda-feira (14) a liberação das duas pistas da Via Expressa, no trecho de 1,8 quilômetro entre as avenidas Pedro Taques e Tuiuti, na Zona 10 de Maringá.

Liderada pelo prefeito Silvio Barros – a bordo de um Ford 1929 – a caravana de carros antigos teve a participação do deputado federal Ricardo Barros, secretários municipais, vereadores, e populares que fizeram questão de registrar em fotos e vídeos o momento histórico da cidade. Aos poucos, a presença de jardineiras, gordinis, Rural, aero-willys, fuscas e antigas caminhonetes ganhou a companhia da atual geração de automóveis, consolidando, oficialmente, a abertura dos dois sentidos da nova avenida. O ato também representou a liberação para o tráfego na transposição da via férrea sobre os viadutos das avenidas Gaspar Ricardo e Rebouças.

“Apenas o viaduto da Avenida Monlevade ainda precisa de alguns ajustes técnicos para ser liberado nas próximas semanas”, esclareceu o presidente da Urbamar, Fernando Camargo.

Depois do desfile o prefeito observou que a iniciativa de liberação da Via Expressa se deve ao aumento do fluxo de carros nesta época do ano na área central da cidade. “Os ajustes necessários e as demais obras do novo complexo viário vão ter sequência normalmente e sem interferir no trânsito diário de veículos”, afirmou.

Melhor fluxo

Com a liberação do trajeto de 1,8 mil metros entre as avenidas Pedro Taques e Tuiuti, a Via Expressa passa a aliviar o tráfego nas avenidas Colombo, Mauá, Bento Munhoz e Brasil. As duas pistas da nova avenida – construídas ao lado do talude da linha férrea rebaixada – permitem também a integração do trânsito de veículos desde o viaduto da avenida Centenário, opção de entrada da BR 376, até a avenida Pedro Taques. A partir da Pedro Taques, a Via Expressa segue pela avenida Horácio Racanello até a avenida Paraná, construído sobre os 1,6 mil metros da laje do túnel ferroviário do Novo Centro.

No setor oeste da cidade tem prosseguimento a obra que permitirá que as duas pistas da Via Expressa voltem a margear as laterais do talude da ferrovia no percurso de 1,1 quilômetro desde a Avenida Paraná até a Rua Arlindo Planas, na Zona 6.

Nesse trajeto a transposição da via férrea será feita por meio de outros três viadutos. Um deles já está concluído na altura do cruzamento da ferrovia com a Rua José de Alencar/Padre Vieira. O outro deverá ter as obras iniciadas no começo de 2010, na Avenida 19 de Dezembro, e o terceiro também passará sobre a linha férrea no cruzamento com a Rua Arlindo Planas. Existe ainda o projeto de eliminação da atual passagem em nível no cruzamento da ferrovia com a Avenida Paranavaí, que deve ser implantado a partir do próximo ano.

Mais informações: 3223-1503 (Urbamar)
PMM