CAMPANHA

Ações marcam Dia Mundial de Luta Contra a Aids

A Secretaria de Saúde, através da coordenação municipal de DST/HIV/Aids, promove uma série de atividades para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids – 1º de dezembro, seguindo a campanha do Ministério da Saúde: “Viver com Aids é possível: com o preconceito não”. As ações começaram no sábado, no Espaço Saúde do Jardim Industrial.

Nesta segunda-feira (30), a campanha do teste rápido estará até às 15 horas no posto de saúde do Jardim Aclimação.

Na terça-feira, 1º de dezembro, o Centro de Testagem Anônima (CTA), e os Agentes Comunitários de Saúde, iniciam a campanha de prevenção no Terminal do Transporte Coletivo Urbano, das 9 às 16 horas, com aborgagem de pessoas e distribuição de material informativo e brindes. No mesmo dia, serão entregues cestas de Natal para as famílias usuários do Serviço de Assistência Especializado (SAE).

Na quinta-feira, 3 de dezembro, a campanha de prevenção será levada para as estradas, em parceria com o Sest/Senat e posto de saúde Maringá Velho. O evento Saúde do Caminhoneiro será no Posto Matsuda, das 9 às 16 horas. No Posto G10, na saída para Astorga, será oferecido teste rápido das 10 às 12 horas. Na sexta-feira, 4 de dezembro, a campanha de prevenção nas estradas será no Posto Americano II, das 9 às 16 horas, com parceria do Sest/Senat e ESF Rural.

Atualmente o ambulatório do DST/HIV/Aids da Secretaria de Saúde atende 852 pacientes em tratamento, 633 residentes em Maringá e 219 em municípios de abrangência da 15ª Regional de Saúde. Este ano 1.623 testes para o exame HIV foram realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento, destes 151 foram positivos ao vírus.

O secretário Antônio Carlos Nardi reforça a importância em realizar o teste para garantir um tratamento com melhor resultado na identificação precoce da doença. “Por isso é importante que a população procure o Centro de Testagem e Aconselhamento e realize a testagem para identificar o mais precocemente a sua condição de portador ou não do HIV. Quanto antes for identificado um paciente positivo ao vírus mais rápido se inicia o tratamento e o monitoramento de saúde para viver em condições melhores”.

Durante o Espaço Saúde do sábado, moradores da região do Jardim Industrial e Parque Itaipu tiveram acesso a uma série de serviços e exames, além de degustação de alimentos saudáveis; informações sobre dengue; coleta de material para exame de prevenção do câncer do colo do útero; encaminhamento para mamografia; orientação sobre saúde bucal; aferição da pressão arterial; informações sobre amamentação; verificação de medidas corporais e antropométricas; vacinas complementares do esquema básico de vacinação; orientações sobre os malefícios do tabagismo e alcoolismo e ainda aconselhamento nutricional.