TRÂNSITO

Motoristas e pedestres devem ficar atentos às mudanças na Zona 7

Motoristas e pedestres que utilizam as ruas da Zona 7, próximas ao Jardim Universitário, devem estar atentos às placas de sinalização que indicam as mudanças de sentido válidas desde domingo.

Para auxiliar o trânsito a Secretaria de Transportes reforçou toda a sinalização horizontal e vertical das ruas, está distribuindo panfletos com mapas indicando as mudanças e disponibilizando um grande número de agentes de trânsito nos locais que sofreram alterações. “Grande parte de nosso efetivo está nas ruas da Zona 7 fazendo o trabalho de orientação aos motoristas. Até que haja a adaptação dos usuários ninguém será multado por andar na contramão por exemplo”, explica o secretário de Transportes, Walter Guerlles.

As mudanças realizadas em oito ruas da Zona 7/Jardim Universitário fazem parte do processo de implantação do sistema Binário, que transformará as avenidas São Paulo, Herval, Duque de Caxias e Paraná em mão única, com sentidos inversos norte-sul. Sofreram alterações de sentido as ruas Professor Lauro E. Werneck, que passa a operar em sentido único centro/bairro; Paranaguá (bairro/centro); Osvaldo Cruz (sentido Lauro Werneck/ Quintino Bocaiúva); Tiete (sentido Bocaiúva/ Mandaguari), Bragança (sentido campus da UEM/ Bocaiúva); Jangada (sentido Bocaiúva/ Mário Urbinatti; Quintino Bocaiúva (sentido Colombo/ Mário Urbinatti) e Mandaguari (terá duas mãos entre Tiete e Lauro Werneck e mão única entre Tiete e Bocaiúva).

De acordo com dados da Setran o maior polo gerador de tráfego em Maringá é a UEM, por isso as mudanças levaram em conta os melhores acessos para a Universidade. “Todas essas mudanças afetam a vida das pessoas, mas são necessárias para um bem maior. O trânsito de Maringá está complicado e precisamos arrumar alternativas para dar mais fluidez. O sistema Binário trará sincronização dos semáforos, possibilidade de virar à esquerda e ligará as regiões norte e sul da cidade. Por isso pedimos paciência de todos e cautela aos motoristas, que devem estar atentos às mudanças e buscar rotas alternativas”, frisa Guerlles.

Linhas de ônibus

Com as mudanças de sentido nas vias o transporte coletivo também sofre alterações nas linhas 010, 021, 324 Thais, UEM e 428 E. Para alertar os usuários do transporte coletivo a Setran está distribuindo cartazes em pontos de ônibus, nas linhas que sofrerão mudanças e em residências.
PMM