EVENTO

Encontro de Produção Científica do Cesumar começa dia 27

De 27 a 30 de outubro, estudantes, professores e pesquisadores de várias cidades e estados vão estar em Maringá para participar do 6º Encontro Internacional de Produção Científica do Cesumar, o EPCC. O evento vai expor 727 pesquisas desenvolvidas tanto no Cesumar como em dezenas de outras instituições de ensino superior do país.

De acordo com a diretora de Pesquisa do Cesumar, a maior parte dos inscritos é do estado do Paraná. Dentre as muitas cidades, destacam-se pesquisadores oriundos de Ponta Grossa, Umuarama, Cascavel, Londrina e Campo Mourão. Mas haverá ainda uma participação bastante significativa de pesquisadores de outras regiões e estados, como Alagoas, Ceará, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, com uma representatividade total de 12 estados brasileiros.

O evento busca promover a troca de experiências e informações científicas entre docentes, pesquisadores e acadêmicos de graduação e pós-graduação, bem como a interação educacional entre os países, principalmente aqueles pertencentes ao Mercosul. Além disso, tem como objetivo avaliar os integrantes dos programas de iniciação científica do Cesumar (PICC, PROBIC e PIBIC/CNPq-Cesumar), promovendo discussões sobre a pesquisa.

Promovido bianualmente, o EPCC passou a ter abrangência internacional a partir de 2007. O encontro tem caráter multidisciplinar e permite a disseminação do conhecimento técnico-científico desenvolvido pela comunidade acadêmica tanto do Cesumar como de várias instituições de ensino superior e de pesquisa do país e do exterior.

O evento ainda contará com duas palestras que irão trazer discussões acerca da Inclusão Social no Contexto da Bioética e da Pesquisa Institucionalizada nas IES Particulares.

A primeira palestra será proferida pelo professor doutor Volnei Garrafa, coordenador da Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília e a segunda pelo professor doutor Sérgio Missiagia, diretor superintende da FUNADESP (Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular).

O EPCC ira também premiar os três melhores trabalhos de cada grande área do conhecimento: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra, Engenharias e Tecnologia; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas..

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CESUMAR