EVENTO

Congresso de Museologia começa na quarta-feira

Será aberta, na quarta-feira, 21, a primeira edição do Congresso Internacional de Museologia. A cerimônia começa às 19h30, no auditório do Bloco C-67, no câmpus sede da UEM. Até sexta-feira, 23, o evento irá debater questões ligadas à democratização dos museus e às funções sociais das instituições dessa natureza.

Importantes nomes no cenário nacional e internacional participam das discussões, a exemplo da diretora do Instituto Brasileiro de Museus, Eneida Braga Rocha, que profere a conferência de abertura; da historiadora e pesquisadora Lourdes Dominguez que fala sobre museus e a participação popular em Cuba no quinta-feira às 10 horas; do professor Pedro Paulo Funari (Unicamp), convidado a falar sobre os museus sob uma perspectiva participativa, no mesmo dia, às 14 horas, ou do arquiteto Marcelo Ferraz, convidado a ministrar a palestra que encerra a programação do Congresso, no dia 23, às 16h30. Ele vai falar sobre a Arquitetura de museus e projetos museográficos.

O Congresso é uma promoção do Museu da Bacia do Paraná da Universidade Estadual de Maringá. O evento foi idealizado também como uma forma de incentivar a participação da sociedade nos processos de organização de museus e de construção de políticas públicas e ações relacionadas à gestão dos museus, a preservação do patrimônio e a inclusão social.

Outras informações no Museu da Bacia do Paraná, que fica na Avenida Colombo, 5790 – Bloco Q-02. O telefone é o 44-3261-4554. Para consultar a programação completa acesse o website do evento www.mbp.uem.br/congresso.
UEM