JUSTIÇA

MP denuncia acusados de fraudes na Ciretran de Maringá

A Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público de Maringá denunciou na última sexta-feira, perante o juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca, 14 pessoas que estariam envolvidas em fraudes na obtenção de carteira de habilitação em Maringá, entre fevereiro de 2003 e agosto de 2004, período em que Dionísio Rodrigues Martins, um dos denunciados, atuou como chefe da 13ª Ciretran.

Junto com Dionísio, foram denunciados por formação de quadrilha Altair Aparecido Campos Vieira (policial militar, então designado para atuar como examinador de testes práticos), Antonio Carlos Martins Júnior, Izael Martins Machado, Sandro Valério Tomaz Bernardelli, Emmerson Froemming e Odete Bauts Claro dos Santos, todos funcionários da circunscrição naquele período.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, sob a chefia de Dionísio Martins e com a anuência dele e de Emmerson Froemming, os demais servidores denunciados exigiam dinheiro dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Maringá e região, ou diretamente de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação, para que fossem aprovados nos exames práticos ou teóricos de legislação de trânsito.

Segundo apurado pelo MP, os valores exigidos dos CFCs pelos denunciados variavam de R$50,00 a R$150,00 por candidato. Os CFCs que não pagavam o solicitado poderiam ter seus alunos reprovados.
MP-PR