PARQUE DO JAPÃO

Brasil é campeão do Desafio Internacional de Judô em Maringá

O selecionado brasileiro foi o vencedor do Desafio Internacional de Judô, disputado neste final de semana para marcar a inauguração do Ginásio de Artes Marciais do Parque do Japão em Maringá.

A competição envolveu disputas entre 21 atletas das seleções do Brasil, Argentina – que ficou com a medalha de prata – e Estados Unidos, com a de bronze. Os três países são considerados as principais escolas do judô panamericano.

Os confrontos foram iniciados já na tarde de sábado (10) com o desafio entre os selecionados brasileiro e argentino, transmitido ao vivo para todo o Brasil pela Rede Record. O Brasil venceu a Argentina por 5 a 1, sendo quatro vitórias por ippon, um empate e uma derrota.

Na manhã deste domingo foram realizadas sete lutas entre atletas do Brasil e Estados Unidos em sete categorias. Os combates foram transmitidos ao vivo para todo o Brasil pelo Canal SporTV. No final deu vitória dos brasileiros por 6 a 0, sendo cinco vitórias por ippon, uma por WO e um empate.

Na categoria para atletas com menos de 60 kg, o brasileiro Ricardo Ayres venceu o americano Vitor Domingos. Entre os atletas com menos de 66 kg, Leandro Cunha – do Brasil – venceu o americano Julio Rodriguez; Marcelo Contini foi melhor que Alfred Reymond, na categoria para menos de 73 kg, e Nassif Elias ganhou de Jonathan Fernandez entre os atletas com menos de 81 kg.

Na categoria para menos de 90 kg houve empate entre o brasileiro Eduardo Santos e o americano Jacob Larsen. Na sequência veio mais uma vitória por ippon do brasileiro Luciano Correia sobre o americano Shintaro Higashi, na categoria para menos de 100 kg.

Já entre os atletas com mais de 100 kg, o brasileiro Walter Santos foi vencedor do combate por WO por conta de uma contusão do peso-pesado americano Maphew Walker.

Premiação

Com a brilhante atuação os brasileiros já haviam garantido o ouro quando, em seguida, a medalha de prata foi disputada entre os selecionados dos Estados Unidos e da Argentina.

No final, os argentinos venceram os americanos em seis categorias e perderam em apenas uma. Na premiação, as medalhas de bronze para os atletas dos Estados Unidos foram entregues pelo presidente da Federação de Judô do Paraná, Luiz Yuashita. A secretária de Esportes e Lazer de Maringá fez a entrega das medalhas de prata para os atletas argentinos e o prefeito Silvio Barros premiou os brasileiros com as medalhas de ouro. “A construção deste ginásio de artes marciais no Parque do Japão, com a realização deste Desafio de Judô, foi a concretização de um sonho”, disse o prefeito.

Para o medalhista de ouro na Copa do Mundo em Belo Horizonte em 2009, Luciano Correa, “Maringá está de parabéns com a ótima estrutura apresentada na obra do ginásio”. Ao lado dele, o peso-pesado Walter Santos – que foi medalha de ouro na Copa do Mundo de Bucareste e de Belo Horizonte – concordou com o colega. “O ginásio é excelente e não fica devendo nada para praças de esporte do mundo inteiro que promovam as artes marciais”, disse.
PMM