CIDADE

Maringá assina protocolo de irmandade com cidade chinesa de Heping

Os prefeitos Silvio Barros e Zhang Shengru assinaram nesta terça-feira (22), um protocolo de irmandade entre as cidades de Maringá e Heping, na China. Acompanhado do vice-prefeito, Shi Jizhuang e um grupo de empresários, Zhang Shengru foi recebido na Associação Comercial e Empresarial (Acim), visitou a Cocamar, o Cesumar e o Grupo G10, que trouxe os chineses a Maringá. “Para nós é uma honra entre tantas cidades brasileiras ser escolhida para essa irmandade”, afirmou o prefeito Silvio Barros durante a solenidade de assinatura do protocolo. Silvio Barros destacou o interesse em estreitar as relações com a região de Heping, onde está um dos maiores portos da China. O prefeito maringaense destacou também a internacionalização do aeroporto, que já recebe mercadorias importadas da China, e tem condições de ampliar esse relacionamento. “Os chineses tem interesse em nosso etanol, e estamos em uma das principais regiões produtoras do Brasil”, lembrou Silvio Barros.

O prefeito Zhang Shengru afirmou que a assinatura do protocolo de irmandade foi um ato especial. “É uma honra para mim iniciar essa irmandade que com certeza trará muitos benefícios para nossas duas cidades”. Ele disse também que apesar da distância, existem muitos interesses em comum entre Maringá e Heping.

A comitiva, formada pelos empresários chineses Chen Qiuhuan, Yan Bingxiang, Zheng Hong, Zhou Giang e Marcio Ma Zhuping, diretor no Brasil da Real Tianjin, está no Brasil a convite do empresário maringaense Cláudio Adamucho, presidente do grupo G10, que vai produzir uma peça de caminhão naquele país.

A cidade de Heping fica na província de Tianjin, nordeste da China, e abriga um grande centro industrial e comercial, além de muitas universidades. Heping é também um dos maiores polos de tecnologia da China, e é servido pelo maior porto artificial do país, que serve 14 províncias e movimenta 90% dos produtos exportados por Pequim.

PMM