MÚSICA

Um dos instrumentistas mais aclamados do mundo toca em Maringá

Maringá irá receber no projeto “Convite à Música” o violoncelista pernambucano Antonio Meneses, considerado um dos melhores instrumentistas do mundo atualmente e o melhor no violoncelo. A apresentação gratuita será nesta quinta-feira (17), no Teatro Calil Haddad, em edição especial. Meneses fará um duo com a pianista Celina Szrvinsk, com quem gravou o CD “Soirées Internationales” em 2008.

A apresentação é gratuita, mas os interessados em assistir deverão trocar selos por convites que dão direito à entrada no concerto. Esses selos foram distribuídos nas três últimas apresentações do projeto “Convite à Música”. Quem conseguiu juntar quatro selos pode retirar um convite para a apresentação do violoncelista na Secretaria de Cultura (Teatro Calil Haddad).

A secretária de Cultura, Flor Duarte, explica que serão distribuídos aproximadamente 800 convites antecipadamente e os que sobrarem podem ser retirados meia hora antes do espetáculo no próprio teatro. “É uma oportunidade única de assistir a apresentação gratuita de um instrumentista tão conceituado. Graças aos nossos parceiros e ao grande sucesso do 'Convite à Música' teremos um dos melhores concertos que o projeto já ofereceu em mais de quatro anos de existência”, ressalta Flor Duarte.

Antonio Meneses

Antonio Meneses nasceu em 1957 em Recife, em uma família de músicos. Começou a estudar violoncelo aos dez anos de idade. Aos 16 anos conheceu o famoso violoncelista italiano Antonio Janigro que o convidou a frequentar aulas em Düsseldorf e mais tarde em Stuttgart. Em 1977, ganhou o 1º Prémio no ARD Concurso Internacional de Munique e em 1982 o 1º Prémio e Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky, em Moscou.

O violoncelista apresenta-se regularmente com as mais importantes orquestras do mundo como, a Filarmônica de Berlim, a Sinfônica de Londres, a Sinfônica da BBC e a Sinfônica NHK de Tóquio, entre outras. Ele é também convidado regular de importantes festivais de música. Apresenta-se regularmente em recitais de música de câmara, tendo colaborado com os quartetos Emerson, Vermeer, Amati e Carmina. Desde Outubro de 1998, é membro do Beaux-Arts Trio.

Para além da sua agenda de concertos, Antonio Meneses orienta cursos de aperfeiçoamento na Europa, nas Américas e no Japão. Atua como professor de violoncelo no Consevatório de Berna, Suíça. Antonio Meneses toca um violoncelo de Alessandro Gagliano feito em Nápoles.

Celina Szrvinsk

Nascida em Goiânia, estudou com Wanda Goldfeld e Wanda Fleury naquela cidade e Luis Medalha no Rio de Janeiro. Na Alemanha concluiu o “Künstlerische Ausbildung” (mestrado) e o Konzertexamen” (doutorado), tendo sido orientada pelo pianista Michael Uhde.

Vencedora de vários concursos nacionais de piano, entre eles o III Concurso Jovens Concertistas Brasileiros, no qual recebeu o prêmio “Eastern Illinois University” (bolse de estudos). Foi solista das orquestras Sinfônica Nacional, Sinfônica de Minas Gerais, Sinfônica da USP, da Sinfônica Municipal de Campinas e da Filarmônica de Câmera da Polônia. Como intérprete e educadora, dedica especial atenção à divulgação da música brasileira. É freqüentemente convidada a ministrar cursos e compor júris em vários concursos importantes do país e na Alemanha.

Desde 1985, Celina Szrvinsk é professora de piano da Escola de Música da UFMG. Foi a criadora e é diretora artística das séries “Concerto às 18:45” e Concertos Didáticos no Conservatório de Música da UFMG.

Soirées internationales - Antonio Meneses & Celina Szrvinsk

Este CD reúne peças para violoncelo e piano de quatro compositores que passaram pela Paris dos anos 20 e 30, ponto irradiador do neoclassicismo na música: Martinu, que se refugiou na França, fugido da então Tchecoslováquia e que viria a se estabelecer nos EUA; Boulanger, mestre de significativa parte dos grandes nomes da composição do séc. XX; Villa-Lobos, que havia absorvido o que a Europa tinha a lhe oferecer; e Guarnieri, que na França teve aulas com Koechlin.

Serviço

“Convite à Música”

Edição especial com Antonio Meneses

Data: quinta-feira - 17 de setembro

Horário: 21 horas

Local: Teatro Calil Haddad

www.antoniomeneses.com

Informações na Secretaria de Cultura pelo telefone 3218-6100.