EVENTO

Juventude é tema de seminário em Maringá

Neste final de semana (12 e 13), em Maringá, um seminário vai reunir jovens e lideranças pastorais da Igreja Católica para uma formação sobre o trabalho pastoral de evangelização da juventude. A temática é uma das prioridades definidas pela arquidiocese para o triênio 2009-2012.

O evento será assessorado pelo padre jesuíta Hilário Dick, referência na América Latina em estudos, publicações e assessoria para grupos de jovens. No sábado serão abordados os temas “Elementos históricos da Pastoral da Juventude” e ”Teologia do Jovem - O Divino na juventude”. No domingo o evento continua com a apresentação de pistas de ação para o trabalho pastoral.

Promovido pela Pastoral da Juventude, o seminário será realizado no salão de eventos da paróquia São Miguel Arcanjo, na Zona 8, próximo ao antigo aeroporto. As inscrições podem ser feitas pela Internet, no site da Pastoral da Juventude (www.pjmaringa.com.br).

Conectado com os jovens

Hilário Henrique Dick é um apaixonado pela juventude. Com 72 anos, o padre jesuíta que anda pelo Brasil inteiro assessorando encontros, também está na Internet para se comunicar com os jovens.

Só no Orkut, a comunidade virtual mais popular entre a juventude brasileira, são dois perfis para dar conta dos mais de 1200 amigos. Dick ainda pode ser encontrado em outros sites como o Facebook e o Blogger.

Hilário Dick se dedica à causa juvenil há mais de trinta anos. Entre 1981 e 1983, foi assessor nacional da Pastoral da Juventude. Doutor em Literatura Brasileira, o padre é pesquisador do Instituto Humanitas, participa da Rede Latino-Americana de Pesquisadores em Juventude e tem vários artigos e livros publicados sobre o mundo juvenil.

No currículo do padre ainda encontramos sua atuação como um dos idealizadores do IPJ – Instituto de Pastoral da Juventude de Porto Alegre, um dos pioneiros no Brasil; coordenador do Observatório Juvenil do Vale/Unisinos (RS) e integrante do corpo docente do Curso de Pós-Graduação em Juventude, que atualmente funciona em Goiânia (GO).

A Pastoral

A Pastoral da Juventude é ação global, coordenada e oficial da Igreja no meio da juventude, animada pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e em profunda sintonia com os objetivos, as prioridades e as orientações das dioceses.

Em Maringá já são quase 30 anos de história e cerca de 80 grupos acolhendo e enviando jovens comprometidos com o Evangelho, atuando em comunidades paroquiais, em entidades da sociedade organizada e também se dedicando à vida religiosa.