COMEMORAÇÃO

Desfile de 7 de setembro atraiu público de 15 mil pessoas

No feriado do Dia da Independência do Brasil (segunda-feira, 7), a Prefeitura de Maringá promoveu o tradicional desfile cívico-militar comemorativo com o tema “Dom Pedro I e a Independência do Brasil”. O desfile atraiu grande público à avenida XV de Novembro. Cerca de 15 mil pessoas, entre integrantes do Tiro de Guerra, do 4º Batalhão da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, de secretarias municipais, além de autoridades, alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, convidados e a comunidade participaram. Foram mobilizadas para a realização do desfile aproximadamente 2 mil pessoas.

Para dar início às comemorações, autoridades locais hastearam as bandeiras do Brasil, do Paraná e de Maringá. O Pavilhão Nacional foi hasteado pelo prefeito Silvio Barros; o do Estado pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Hossokawa e o de Maringá pelo chefe de instrução do Tiro de Guerra de Maringá, José Antônio dos Santos.

O Hino Nacional foi executado pela Banda Musical Joubert de Carvalho, sob a regência do maestro José Galetti. A servidora municipal Madalena Martins Alves e o professor de música Vicente Neves fizeram uma apresentação musical com o Hino à Independência. Após a execução dos hinos, autoridades e convidados se acomodaram no Palanque Oficial para acompanharem o desfile cívico militar. O prefeito Silvio Barros agradeceu a presença da comunidade e ressaltou a importância de refletir sobre a pátria. “É um exercício de patriotismo estarmos aqui reunidos comemorando a independência do Brasil. Temos o privilégio de viver em um dos melhores países do mundo, por isso devemos aproveitar esse momento de amor à pátria”.

Além do prefeito Silvio Barros, participaram do desfile secretários municipais; vereadores; representantes das polícias Militar e Civil; juízes, promotores e advogados; representantes de universidades e entidades. Também prestigiaram o desfile o deputado federal Ricardo Barros, os deputados estaduais, Cida Borghetti, Dr. Batista e Luís Nishimori, o secretário de Planejamento, Ênio Verri, o presidente da ACIM, Adílson Santos e o vice-prefeito, Roberto Pupin.

O desfile foi embalado pelo Hino da Independência, com arranjo especial de Ronaldo Gravino, que foi apresentado ao vivo. Outra novidade foi a participação especial de um casal de mestre sala e porta bandeira vestidos a caráter, na última ala temática, que representou o carnaval brasileiro.

Além das alas temáticas, também tiveram espaço as alas tradicionais dos militares, instituições de ensino, entidades, grupos folclóricos, associações e carros antigos. A Secretaria de Cultura contou com a participação de crianças dos Centros Integrados de Atividades Culturais e Artísticas (CIACAS) durante o desfile.

O evento teve como objetivos resgatar valores de cidadania, incentivar e comemorar o patriotismo, promover a integração das instituições com a comunidade, difundir a cultura nacional e a maringaense, resgatar o espírito cívico na comunidade utilizando valores patrióticos e símbolos (bandeira, hino), além de valorizar a participação dos maringaenses com o tema.

A secretária de Cultura, Flor Duarte, reforçou os ideais de patriotismo e ressaltou o trabalho desenvolvido por integrantes da administração municipal e artistas maringaenses para que o desfile se tornasse atrativo ao público. “Tivemos um desfile maravilhoso, com muita cor, música, dança e alegria, representando o que o brasileiro tem de melhor. A essência do Brasil é a população. Temos que refletir sobre nossa nação sempre. É essa alegria e união que melhor caracterizam o povo brasileiro”.

Comunidade

O desfile de 7 de setembro foi marcado pela presença de famílias maringaenses e da região que vieram à avenida XV de Novembro, na manhã desta segunda-feira, prestigiar o evento cívico-militar.

Com badeirinhas nas mãos os irmãos João Matheus e Patrícia se posicionaram na primeira fila da arquibancada montada em frente ao Paço Municipal. “Não queremos perder nenhum lance do desfile. Vamos acompanhar tudo balançando as bandeirinhas”, comentou Patrícia. Já João Matheus estava atento aos carros da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. “Quando crescer quero ser igual a eles”. A família da comerciante Carmem Incêncio, de Mandaguari, veio especialmente para Maringá acompanhar o desfile. “Esse é o terceiro ano que optamos por assistir o desfile de Maringá. Tudo aqui é muito bem organizado e bonito. Gosto de trazer meus filhos e pretendo fazer isso todos os anos”.

Todas as alas que passaram ao longo da avenida XV de Novembro foram acompanhadas ao som de músicas tradicionais brasileiras e pela alegria do público presente. “São gestos assim que nos fazem pensar em nosso País, que apesar das dificuldades nos dá orgulho de sermos brasileiros. Ver a dedicação das pessoas que prepararam o desfile e de quem integra as alas é um orgulho”, emocionou-se Carlos Almeida, que trouxe os três filhos para assistir o desfile.

Quem ajuda na realização do desfile também não esconde a emoção. “Já participei várias vezes do desfile. Sempre estou disposta a desfilar e fazer parte dessa grande homenagem ao Brasil”, disse Ana Carolina. “Essa é a primeira vez que desfilo e estou emocionada. Ver tanta gente prestigiando o evento é maravilhoso”, comentou Renata Lerco de Morais, da ala do F.A Comunidade.

Informações na Secretaria da Cultura pelo telefone 3218-6100, com Flor Duarte.
PMM