EDUCAÇÃO

Três cursos da UEM e um do Cesumar atingiram conceito 5 no Enade

Dentre os 7.329 cursos superiores avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2008, apenas 47 estão entre os “top” no país. Eles foram os únicos a obter a nota máxima (conceito 5) nos três principais quesitos - Nota do Enade, IDD (índice que mostra o quanto a instituição agregou ao aluno) e Conceito Preliminar de Curso (CPC), que reúne a nota do Enade, o IDD, a titulação dos professores e a infra-estrutura.

Em Maringá, três cursos da UEM obtiveram conceito 5 no quesito Nota do Enade, biologia, arquitetura e engenharia civil. O curso de Biologia do Cesumar atingiu a nota máxima no quesito CPC. Nenhum curso de Maringá atingiu nota máxima nos três quesitos avaliados.

O Enade é aplicado a cada três anos para o mesmo grupo de cursos. Na edição 2008, foram avaliados cursos de 30 áreas. Quase 400 mil estudantes do primeiro e do último ano fizeram a prova em novembro passado. Foi o último ano em que os alunos foram convocados por amostragem. A partir deste ano, a prova será obrigatória para todos os estudantes dos cursos selecionados.

Na edição 2008, os cursos avaliados foram: arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química.

Os cursos da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) não constam do ranking porque a instituições decidiram não participar do Enade por discordar da metodologia.