CULTURA

Festival de Teatro do Estudante é transferido para outubro

O 1º Festival de Teatro do Estudante de Maringá, que seria realizado no período de 20 a 23 de setembro, pelas secretarias de Cultura e Educação, foi transferido para os dias 15 e 18 de outubro. A alteração da data segue recomendação da Secretaria de Saúde e do Comitê de Monitoramente e Ação contra a Gripe A (H1N1), em função das medidas de proteção contra a gripe A. O evento será realizado no Teatro Barracão, com a noite de premiação, no dia 23, no Teatro Calil Haddad.

Com a alteração da data as inscrições vão até o dia 25 de setembro. Para participar, as escolas devem enviar pelo correio ou entregar pessoalmente na Secretaria de Cultura a ficha de inscrição preenchida e a gravação integral do espetáculo em DVD, com duração máxima de 60 minutos.

As montagens podem ser em qualquer gênero (comédia, drama, pantomima, farsa, tragédia, bonecos, etc), com textos clássicos ou autorais. Uma parceria com a Unifamma garantirá a gravação dos espetáculos aos interessados, sem custo.

Serão premiados 12 quesitos em cada categoria: espetáculo, atriz, ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, autor/texto, música, diretor, iluminação, cenário, figurino e prêmio especial do público. Os ganhadores receberão troféu confeccionado por artista plástico local.

O Festival de Teatro do Estudante de Maringá tem como principais objetivos estimular a produção de textos e espetáculos teatrais nas escolas, observando com atenção os aspectos artísticos, sem prejuízo do conteúdo didático e do aprendizado, função primeira do teatro produzido nas escolas; dar visibilidade para a produção teatral escolar feita em Maringá e revelar possíveis novos talentos, além de formar público para o teatro.

A secretária da Cultura, Flor Duarte, comenta que muitas pessoas tiveram suas primeiras experiências artísticas na escola, realizando espetáculos com fins didáticos, despretensiosos e que pautaram para sempre a sua relação com a arte teatral. Diversas cidades realizam festivais estudantis, a exemplo de Belo Horizonte, Ouro Preto, São Paulo, Santos, Tatuí, Rio do Sul (SC) e Caruaru (PE). Em Maringá, esse tipo de iniciativa é inédita e pode revelar talentos a serem lapidados, formar espectadores assíduos e estimular principalmente os estudantes do Ensino Médio a escreverem textos para teatro.

Informações na Secretaria de Cultura, pelo telefone 3218-6123.
PMM