SAÚDE

Saúde reafirma controle da gripe A, com redução do número de casos

O secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, confirmou nesta sexta-feira (21), a queda no registro de casos suspeitos de gripe A (H1N1), durante reunião do Comitê de Mobilização e Ação Contra a Gripe A. Os números consolidados da Secretaria Municipal e da 15ª Regional de Saúde mostram que depois de um pico de registros, os números apresentam uma sensível queda em toda a região e o controle da doença.

O crescimento, de acordo com Nardi, aconteceu quando sistema passou a monitorar os casos suspeitos e adotar medidas de prevenção. Em poucas semanas os números partiram de 140 registros para até 557 na área da Regional de Saúde. A partir de então, passaram a apresentar uma queda também significativa. “Com a queda nas temperaturas esses números tendem a crescer”, prevê o secretário.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Janete Fonzar, ressaltou que os números mostram que existe um acompanhamento e controle dos casos. “A queda pode ser sentida também na procura pelos serviços de saúde pública e privada, reduzida nos últimos dias”, confirmou Nardi.

Durante a reunião, foi confirmada também a continuidade das aulas nas escolas públicas e privadas. “Quem decide sobre o funcionamento das escolas é a autoridade sanitária”, esclareceu o promotor Maurício Kalache, que representa o Ministério Público no comitê.

Outro encaminhamento proposto pelo secretário Antônio Carlos Nardi foi a prorrogação da dispensa das gestantes também no setor privado. Nos órgãos públicos as gestantes voltam às atividades em setembro. O representante do Sinepe e da Acim, Wilson Matos Filho, vai levar a proposta aos órgãos competentes e adiantou que será discutida também a continuidade do horário diferenciado do comércio até o final de agosto.

O comitê orientou também os proprietários de bares, lanchontes e casas noturnas sobre o controle de frequência nos estabelecimentos. Nardi esclareceu que a faixa etária que frequenta estes locais é onde se concentra a maior parte dos casos suspeitos. “Por isso esses locais devem manter as condições de higiene e a capacidade de público”.

O presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda, Walter Thomé, apresentou aos integrantes do comitê a campanha sobre a gripe A. “A mídia já traz parte do material, que este final de semana chega às ruas em outdoor e também com o site abrindo informações atualizadas sobre a gripe”, informou.
PMM