TRANSPORTE

Maringá sediará encontro para volta do trem de passageiros

Prefeitos, especialistas em transporte, representantes de universidades e autoridades dos governos estadual e federal estarão reunidos na próxima quarta-feira, dia 26, em Maringá, para retomarem as discussões a respeito da volta do trem de passageiros entre Londrina e Maringá.

O primeiro encontro, a ser coordenado pela Ferroeste e pelas prefeituras dos dois municípios-pólo, está previsto para ocorrer na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

De acordo com o prefeito de Maringá, Sílvio Barros – que estará presente na reunião – o município “está pronto para receber os convidados, para tratar do assunto, e para mostrar como se preparou para esse projeto, com o rebaixamento da linha férrea no centro da cidade”. “Fico satisfeito que a Ferroeste tenha assumido a liderança da discussão no sentido de adiantar o estudo de viabilidade do trem regional de passageiros”, acrescenta o prefeito.

Para o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, a implantação do trem de passageiros entre Londrina e Maringá vai beneficiar 13 municípios das regiões Norte e Noroeste do Paraná, cruzados por via férrea. “A região paranaense, na qual é mais claramente viável uma linha regular de transporte de passageiros por trem, é o eixo Londrina-Maringá”, diz.

Um estudo realizado em 2000 pela COPPE/UFRJ já comprovou a viabilidade do projeto. “Quase dez anos se passaram e a região passou por um profundo desenvolvimento econômico e social. É hora de botar este trem para rodar”, afirma Gomes, acrescentando que “a Ferroeste é a empresa ferroviária do Estado do Paraná à qual cabe estimular o projeto, juntamente com as prefeituras e as universidades da região, com a necessária parceria de órgãos federais responsáveis pelo programa em nível nacional”, conclui.
PMM