ENSINO

Prefeitura suspende aulas nas escolas municipais

A Prefeitura anunciou nesta terça-feira (11), durante reunião do Comitê de Mobilização e Ação Contra a Gripe A, a suspensão das aulas das escolas municipais a partir desta quarta-feira, 12 de agosto, até sexta-feira.

Os Centros Municipais de Educação Infantil continuam atendendo normalmente.

Na reunião da próxima sexta-feira, o Comitê volta a avaliar as condições para a volta das escolas e a continuidade do atendimento nos centros infantis.

A decisão de suspender as aulas nas escolas e manter as atividades dos centros de educação infantil, explicou o prefeito Silvio Barros, foi tomada depois de consulta aos diretores e pais de alunos.

Nas escolas, a Secretaria de Educação levantou uma presença em torno de 10% nos últimos dias, justificando a suspensão das aulas.

Nas creches os pais foram consultados e mais de 3,5 mil optaram em manter o atendimento, sendo mais de 1,1 mil alegaram não ter onde ou com quem deixar os filhos.

“O momento não é de fechar nada e sim de esclarecer sobre essa doença e acabar esse pânico coletivo”, afirmou o médico Jorge Chammas, do Conselho Regional de Medicina.

Ele afirmou que o ambiente das escolas e centros de educação infantil são mais seguros que muitas casas de alunos.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Adilson Santos, esclareceu que a mudança no horário de atendimento do comércio varejista já refletiu no transporte coletivo.

Ele adiantou ainda que ainda esta semana será iniciada a entrega dos 200 mil informativos sobre a prevenção da gripe A.

O presidente do Sindicato das Farmácias, Nivaldo Ricci, anunciou a capacitação dos atendentes de farmácia para atender clientes com sintomas.

"Vamos adotar a atenção farmacêutica e encaminhar as pessoas com sintomas para o atendimento básico”, disse ele.

O prefeito anunciou ainda a intenção de rever a realização de eventos com grande concentração de público.

“A Igreja Só o Senhor é Deus está cancelando um evento que traria a Maringá cerca de 10 mil pessoas, e vamos analisar a situação de outros eventos”, adiantou.

O Comitê volta a se reunir na próximo sexta-feira, a partir das 14 horas na Prefeitura.
PMM