ECONOMIA

GM lança o primeiro carro tricombustível

A General Motors, desta vez, preferiu não arriscar e lançou na frente da concorrência o primeiro automóvel do mundo produzido em série capaz de rodar com álcool, gasolina e Gás Natural Veicular (GNV). Chamado de Astra Multipower, o veículo ''tricombustível'' chega esta semana nas lojas com preços entre R$ 50 mil e R$ 55 mil.

O novo carro será oferecido somente na versão sedã, com dois tipos possíveis de acabamento: Comfort e Elegance.

O Astra Multipower utiliza o motor 2.0 8V equipado com o sistema eletrônico Flex Fuel, desenvolvido pela Bosch, em conjunto com o sistema de injeção sequencial de gás, desenvolvido pela Rodagás. Segundo a GM, a potência máxima varia de 127,6 cv com o uso exclusivo do álcool, 121 cv com gasolina a 105,8 cv com o uso do GNV.

O veículo foi desenhado com dois circuitos de combustíveis: um para o líquido, podendo ser abastecido com gasolina ou álcool puros ou a combinação dos dois, e outro para o gasoso (GNV). Através de uma chave no painel, o motorista pode selecionar qual combustível deseja utilizar.

O sistema de partida é feito pelo sistema gasoso, o que eliminou o reservatório de gasolina para a partida a frio. Para garantir a segurança da partida, sempre que o sistema gasoso diminuir para 15% da sua capacidade, automaticamente a central de gerenciamento eletrônico seleciona o modo combustível líquido, garantindo assim uma reserva segura.

O funcionamento, com relação aos combustíveis líquidos, se dá da seguinte forma: após o abastecimento do veículo, a bóia do tanque identifica se combustível ou a mistura dele foi alterada.

Desta forma, o módulo central eletrônico (ECM - Engine Control Module) que monitora o sistema, entra em modo de reconhecimento de combustível.

O sistema monitora a queima da mistura - tanto com o uso do combustível líquido quanto o gasoso (selecionado por meio de uma chave no painel) - enviando para o ECM sinais do sensor de oxigênio (sonda lambda); o ECM identifica através de algoritmos qual é a nova mistura de combustível existente no tanque ou o GNV, promovendo a correta combustão.

Quanto ao desempenho, a GM garante que o Astra Multipower 2.0 pode ultrapassar os 200 km/h de velocidade máxima, quando utilizando álcool. Já quando se utiliza gasolina, a velocidade máxima fica em 198 km/h, e com GNV a velocidade máxima atinge os 185 km/h.

No quesito consumo, segundo a GM, o Astra Multipower percorre, em média, 12 km/l com gasolina e 8,7 km/l com álcool. Utilizando gás, o carro da Chevrolet roda 15 km/m3. Assim, a GM afirma que a autonomia total do veículo é de mais de 1.000 quilômetros.

A capacidade de armazenamento do GNV varia de acordo com a quantidade de cilindros, podendo ser utilizado um cilindro de 8m3 ou dois totalizando 16m3.
Folha de Londrina