SAÚDE

Postos de saúde aplicam mil vacinas por dia em Maringá

A Secretaria da Saúde de Maringá informa que são aplicadas cerca de mil doses de vacinas diariamente em crianças, adolescentes, adultos e idosos no município.

Esta vacinação de rotina é baseada em um calendário, elaborado pelo Ministério da Saúde, que orienta sobre a importância da vacinação em todas as faixas etárias. A vacinação é gratuita e o atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, em todos os postos de saúde e na secretaria.

De acordo com a responsável pelo setor de Imunização do município, Ana Lúcia Mender Ferrer, da mesma maneira que há o cuidado de imunizar crianças contra possíveis doenças, os adultos também devem ter sua carteira de vacinação atualizada. “Hoje a procura pela vacinação é numerosa, principalmente por adultos e adolescentes que não tinham o

hábito de tomar vacina”. Ana explicou que essa situação mudou após a criação da lei, elaborada em abril do ano passado pelo Ministério da Saúde, que vincula à matrícula de estudantes, da pré-escola até o mestrado, do ensino público ao particular, a atualização da carteira de vacinação.

PMM