SAÚDE

Experiência de Maringá em congresso de Cascave

O projeto Iniciativa Unidade Básica de Saúde Amiga da Amamentação do Posto de Saúde Guaiapó/Requião, é um dos temas do seminário 'Sensibilização em aleitamento materno', que será realizado no próximo dia 13 de agosto pela Unioeste, em Cascavel.

A enfermeira Alyne Valadares de Godoy, que desenvolveu o projeto junto com a enfermeira Luciane de Paula Lopes Jacomel e o pediatra José Roberto Maftoum, vai fazer a palestra Unidade Básica Amiga da Amamentação: um desafio possível, sobre o trabalho da IUBAMM Guaiapó/Requião.

O convite partiu dos organizadores do evento, depois de uma reportagem do trabalho realizado pela equipe em Maringá. Alyne conta que a partir da implantação da Iniciativa Unidade Básica de Saúde Amiga da Amamentação no Guaiapó/Requião, foi iniciado um trabalho junto aos funcionários e a comunidade.

Todos os funcionários da unidade, segundo Alyne, aderiram ao projeto, e estão capacitados para trabalhar no incentivo à amamentação.

A comunidade também foi sensibilizada sobre a importância da amamentação até os primeiros seis meses de vida do bebê.

“Hoje atendemos uma média de 10 mães por semana, e notamos a melhora na saúde e na resistência das crianças e na recuperação das mães”, revela.

Para a enfermeira, os resultados são extremamente importantes especialmente porque o posto de saúde atende uma comunidade carente.

“Sem orientação e apoio as mães tendem a parar de amamentar, especialmente nos primeiros dias que são os mais difíceis”, lembra Alyne.

“Vamos mostrar em Cascavel que a adesão de todos é um desafio, mas é possível e traz resultados”.
PMM