SAÚDE

Programa visa a diminuição da mortalidade materna e infantil

O secretário da Saúde do Paraná, Gilberto Martin, lançou nesta sexta-feira (24), o programa Nascer no Paraná – Direito à Vida, no auditório da Unifama, em Maringá.

Com o objetivo principal de diminuir o índice de mortalidade materna e infantil no Paraná, o programa desenvolverá ações como implantação de comitês de mobilização, cadastramento de gestantes, garantia de pré-natal e acompanhamento da criança no primeiro ano de vida.

A solenidade contou com a presença de prefeitos e secretários de saúde de vários municípios da região, deputados estaduais e outras autoridades.

O prefeito Silvio Barros agradeceu a presença de todos e em especial ao apoio do governo do Estado nas ações do município.

“Quero parabenizar o Governo do Paraná pelo lançamento deste programa e dizer que Maringá também aderiu a esta ação de prevenção e promoção de saúde das mães e dos bebês.

Aqui temos o Programa de Vigilância do Recém-Nascido que oferece a todas as mães um kit contendo carteira de vacinação, carteira de saúde e um manual de instruções, com os cuidados necessários ao recém-nascido”, explicou o prefeito.

Silvio Barros continuou seu pronunciamento deixando a todos “o desafio de encontrar um caminho para que o Sistema Único de Saúde consiga atender a todos que necessitem e conscientizar cada cidadão a cuidar da saúde, evitando as doenças e deixando de utilizar os serviços dos postos de saúde e hospitais.”

O secretário estadual, Gilberto Martin, parabenizou o prefeito pela iniciativa do programa.

“Sempre ouvimos falar que os bebês não nascem com manual de instruções e Maringá foi muito criativa ao implantar esta ação e produzir um manual prático, simples e que será muito útil às mães”, destacou.

Martin ressaltou que a meta do programa Nascer no Paraná é reduzir o índice de mortalidade materna e infantil.

“Atualmente temos registros de 55 óbitos maternos para cada 100 mil partos e 12 óbitos de recém-nascidos a cada mil nascimentos.

Nossa meta é diminuir significativamente este número investindo nos atendimentos dos hospitais, clínicas e UTIs neonatais, além de capacitar profissionais para garantir o sucesso da gravidez das mulheres paranaenses e a saúde do bebê', completou o secretário.

O secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Nardi, parabenizou Gilberto Martin pela propagação de ações positivas no combate a mortalidade materna e infantil.

“Nossa missão é somar esforços para garantir a saúde das mães e bebês paranaenses.

Desejamos que o programa se concretize e se perpetue em todo o estado, proporcionando um atendimento melhor às nossas gestantes e recém-nascidos desde o pré-natal até o primeiro ano de vida da criança”, enfatizou Nardi.
PMM