CIDADE

Maringá supera capitais e se classifica como 30ª melhor cidade do país para trabalhar

A revista Você S/A traz em sua edição do mês de julho uma reportagem que classifica as melhores cidades brasileiras para construir carreira. Maringá é apontada como o 30º município que mais oportunidades oferece, superando nove capitais, na lista das 100 cidades cotadas.

Coordenada pela Fundação Getúlio Vargas, a pesquisa levou em conta três indicadores: educação, vigor econômico e serviços de saúde, e analisou 127 cidades, considerando os municípios mais populosos e com maiores depósitos bancários à vista. O item educação é o de maior peso no levantamento e considera o número de cursos de graduação, mestrado e doutorado, além do número de graduados. Além disso foram avaliados o PIB municipal e a infraestrutura de serviços de saúde.

O ranking das melhores cidades do Brasil para construir carreira aponta sete cidades paranaenses, entre elas Maringá que na 30ª posição está a frente de capitais como Maceió (AL), Belém (PA), São Luiz (MA). E de cidades como Osasco (SP), Joinville (SC) e Juiz de Fora (MG).

De acordo com o levantamento São Paulo permanece no topo da lista, seguida pelo Rio de Janeiro e Vitória. Na pesquisa realizada em 2008, Maringá era apontada como 38ª cidade no ranking das melhores cidades para construir carreira, subindo oito posições em um ano.

Para a secretária de Educação, Márcia Socreppa, o setor educacional é relevante para Maringá ter conquistado essa classificação. “Estamos avançando muito. O prefeito Silvio Barros tem como uma de suas prioridades oferecer um ensino de qualidade nas escolas municipais, tanto que as reformas e construções de novos centros infantis e escolas são constantes desde que assumiu o município. Com isso já conseguimos ampliar bastante o número de vagas e oferecer uma excelente infraestrutura para nossos alunos e servidores. Essas melhorias aliadas às permanentes capacitações dos profissionais tem sido nossa forma de trabalhar”.