CULTURA

Shows musicais marcam abertura do 6º Festival de Cinema de Maringá

Chegando à sexta edição, o Festival de Cinema de Maringá dá início hoje a oito dias de mostras e oficinas, levando à comunidade maringaense o melhor daquilo que foi produzido pela cinematografia nacional.

O tema do evento deste ano é uma homenagem ao centenário de Carmem Miranda, que difundiu a cultura brasileira para o mundo, a começar por seu sucesso fabuloso no cenário norte-americano a partir do final da década de 1930.

A abertura oficial, que ocorre nesta noite em coquetel para convidados, terá músicas e performances que farão um resgate artístico da ‘Pequena Notável’.

Os servidores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), José Ribeiro dos Santos e Enéas Ramos de Oliveira, conhecidos por “Tijolo e Enéas”, farão a apresentação de duas músicas de Carmem.

Parceiros musicais há 10 anos, “Tijolo e Enéas” têm como base do repertório a Música Popular Brasileira (MPB), razão que os levou a aceitar o convite de interpretar as canções que deram repercussão à Carmen Miranda.

“Daremos o melhor de nós para que o público goste”, afirma a dupla.

Músico há 25 anos, o produtor carioca Ronaldo Gravino também fará a interpretação de duas músicas de destaque da Carmen.

Residente em Maringá desde 1987, Gravino possui uma carreira bastante prestigiada, com mais de 1.500 jingles publicitários gravados e da experiência adquirida com o trabalho em estúdio.

“Escolhi duas músicas para representar bem esta ‘Pequena Notável’.

Posso adiantar que será uma apresentação que combina voz e violão”, diz. Gravino também tocará uma trilha sob a forma de choro, para justificar o tema do evento deste ano.

Além de “Tijolo e Enéas” e Ronaldo Gravino, o abertura do 6º Festival de Cinema de Maringá conta ainda com a participação do manipulador de bonecos Virgílio Zago.

A apresentação também será inspirada em Carmen Miranda.

Além da abertura, o artista participa da Mostra Competitiva deste ano, com o curta-metragem “Spetaculum”, do diretor Juliano Luccas.

O 6º Festival de Cinema de Maringá é patrocinado pela Viapar, com co-patrocínio do Governo do Paraná, Secretaria Estadual da Cultura e grupo Romagnole.

Assessoria de Imprensa 6o Festival de Cinema de Ma