TURISMO

Turismo do Paraná tem novo material promocional

O turismo do Paraná está de ‘cara’ nova.

O Sebrae/PR e a Secretaria de Estado do Turismo (SETU) lançaram nesta quinta-feira, dia 25, o novo material promocional do turismo paranaense.

São catálogos, banners, camisetas, sacolas e folderes-mapas que serão fornecidos gratuitamente para operadoras, agências de viagens e turistas.

O Sebrae/PR e a SETU desenvolveram com a ajuda de designers e especialistas uma linha visual completa, com identidade, linguagem e conteúdo focados não apenas na divulgação dos atrativos turísticos em todo o Estado, mas com apelo comercial.

O trabalho, para definição do conceito visual e a produção do material, levou em média um ano.

O novo material divulga também dez marcas de regiões turísticas do Estado, além da Marca Paraná, e seus nomes mercadológicos. São elas: Corredores das Águas; Norte do Paraná; Cenários do Tempo; Rotas do Pinhão; Litoral do Paraná; Terra dos Pinheirais; Estradas & Caminhos; Vales do Iguaçu; Riquezas do Oeste e Iguassu & Caminhos ao Lago Itaipu.

Assim como contém uma série de informações sobre as os atrativos de cada região turística, locais para informações, sites, calendário de eventos de interesse turísticos, mapas detalhados, de como chegar, o que fazer, onde dormir e onde comprar.

“Queremos que esse arranjo institucional, entre o Sebrae/PR e SETU, dê visibilidade aos pequenos negócios do turismo no Estado. Há centenas de micro e pequenas empresas em cada um desses roteiros”, disse o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, que participou do café da manhã de lançamento em Curitiba.

“A pequena hospedagem, o restaurante e o rafting vão ganhar com isso. Hoje, o Sebrae/PR atende 1,2 mil micro e pequenas empresas em 10 roteiros turísticos. São pequenos negócios que ganharão visibilidade nas feiras, em missões técnicas, em salões de turismo, passando assim a gerar mais empregos e renda”, disse Agostini.

Para o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, o material promocional representa uma vitória. “Já nasceu premiado”, disse numa referência à vitória da proposta paranaense como caso de sucesso do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur).

“Envolvemos o Estado inteiro para desenvolver esse projeto que é do setor.

Estamos num caminho muito firme e o turismo vem se consolidando como importante segmento da nossa economia”, afirmou Caron.

O secretário lembrou que 11 milhões de turistas circulam pelo Paraná ao ano e movimentam em média 2 milhões de dólares.

Divulgação nacional

"O Sebrae/PR e a SETU/PR foram os responsáveis pela captação de recursos e coordenação do projeto, além de terem participado de todo o desenvolvimento técnico das peças, até a sua finalização.

Por isso, ficamos tão satisfeitos com o resultado desse projeto, que nos garantiu uma premiação tão importante, e também com sua repercussão, divulgando o turismo paranaense para todo o País", explica o coordenador estadual de Programas de Turismo e de Artesanato do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho.

“A proposta do projeto foi o desenvolvimento de uma linha completa de divulgação, com identidade visual, integrando a promoção institucional com a comercialização do destino Paraná, com foco nos segmentos organizados nas regiões turísticas.”

Aldo Carvalho afirma que a inclusão do elemento comercialização é muito importante na comunicação ligada ao turismo no litoral do Estado, acompanhando a promoção e a divulgação.

"Esse material atende uma demanda também do público que visita o Paraná sem o auxílio de uma operadora turística, fornecendo uma espécie de passo-a-passo da viagem.

O turista tem mais facilidade para conhecer a região e consumir, incentivando a economia dessas localidades", reforça.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios.

No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do País.

No Paraná, 5 regionais e 11 escritórios.

A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados.

O Sebrae/PR oferece palestras, cursos, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.
Agência Sebrae de Notícias no Paraná