SAÚDE

Saúde lança Campanha de Vacinação Contra Paralisia Infantil

A Secretaria de Saúde lança na próxima sexta-feira (19), a 1ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Paralisia Infantil, com a vacinação em massa no sábado, 20 de junho.

Serão instalados cerca de 100 pontos de vacinação entre creches, farmácias, centros de compras, postos de saúde e outros locais de concentração popular.

“Vamos ter locais de vacinação por toda a cidade e as mães devem levar os filhos menores de cinco anos para tomar a dose”, apela o secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi.

Com o slogan “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar”, a ação tem o objetivo de manter a erradicação da paralisia infantil no país.

O Ministério da Saúde alerta que todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas, mesmo as que estiverem com tosse, gripe, rinite ou diarréia.

Não existe tratamento para a poliomielite. Somente a prevenção com a vacina garante que a criança seja imunizada contra a doença.

A vacina contra a pólio é segura e não traz contra-indicações.

No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde, pois existe a possibilidade de um procedimento diferenciado.

Em raros casos, pode ser necessário que a criança receba uma dose injetável, com um vírus inativo.

A prevenção da poliomielite começa pouco depois do nascimento de uma criança.

O bebê precisa tomar as primeiras doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade, com um reforço aos 15 meses.

Mesmo tendo tomado as doses regulares, os especialistas recomendam o reforço da vacinação em todas as crianças menores de cinco anos durante as campanhas.
PMM