SAÚDE

Espaço Saúde será no Posto Iguaçu neste sábado (6)

A Secretaria da Saúde promove neste sábado (6) mais uma edição do Espaço Saúde, que oferecerá aos moradores da região do Conjunto Borba Gato exames de saúde e orientações entre 13 e 18 horas, no Posto de Saúde Iguaçu – avenida Nildo Ribeiro da Rocha, 5328.

O programa Espaço Saúde foi implantado pela administração municipal há quatro anos e desde então leva aos bairros da cidade uma equipe de profissionais da rede municipal de saúde, que com apoio de acadêmicos e voluntários, realiza atendimentos gratuitos aos maringaenses.

Entre os exames disponíveis à população estão a coleta de material para exame de prevenção do câncer do colo do útero; coleta de sangue para detecção de HIV/AIDS; aferição da pressão arterial e verificação de medidas corporais e antropométricas.

Quem passar pelo Posto de Saúde Iguaçu também receberá informações sobre dengue; amamentação; malefícios do tabagismo e alcoolismo e ainda aconselhamento nutricional; violência contra mulher, com o apoio da Secretaria da Mulher - SeMulher; encaminhamento para mamografia e exames para detecção de hanseníase.

A Secretaria de Esportes e Lazer integra o programa com atividades recreativas para crianças, que poderão levar cães e gatos para vacinar contra raiva.

O secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, convida a população para participar do evento e fazer os exames disponíveis.

“ O sucesso das edições do Espaço Saúde demonstra que o programa realmente se tornou um norteador de avaliação em saúde para a população.

A comunidade já conhece os benefícios desta ação e sabe que ao visitar o espaço poderá fazer diversos exames gratuitamente e no mesmo dia, além de receber informações sobre diversos temas”, explica Nardi, acrescentando que esse é um programa para toda a família.

O Espaço Saúde está inserido nas diretrizes de “municípios de comunidades potencialmente saudáveis” da Organização Mundial da Saúde - OMS, e da Organização Pan-Americana de Saúde – Opas, Unicamp e Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade – IPES.

É um projeto focado na mudança da cultura do tratamento da doença para o investimento na promoção da saúde.

O Espaço Saúde será realizado no Posto de Saúde Iguaçu (Nildo Ribeiro da Rocha, 5328) neste sábado das 13 às 18 horas.
PMM