EVENTO

Seminário de Prevenção e Controle do Tabagismo começa nesta terça-feira (2)

O 1º Seminário de Promoção da Saúde, Prevenção e Controle do Tabagismo de Maringá será realizado nesta terça-feira (2) e quarta-feira (3), com abertura no dia 2, às 19 horas, no auditório Nupélia, bloco H90 da UEM.

A primeira palestra será ministrada pela secretária da Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Heloíza Machado, com o tema Promoção da Saúde e Controle do Tabagismo.

O evento é promovido pela Secretaria de Saúde, UEM, Lions Maringá Universitário e Rede Paranaense para Controle do Tabagismo entre Mulheres e marca o Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio.

Para o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, o seminário vem de encontro às ações que o governo municipal tem realizado para obter ambientes livres do tabaco e mostrar os malefícios do cigarro.

“Devemos destacar o trabalho das equipes de Vigilância em Saúde e Promoção que desenvolvem as ações de combate ao vício do cigarro em todos os Espaços Saúde e nas unidades básicas, com os grupos de controle do tabagismo”, relata Nardi.

Ele acrescenta que a discussão será “muito rica para Maringá e região e enaltece as campanhas do Ministério da Saúde, além de ser um dos pilares do Programa Maringá Saudável”.

O objetivo principal do seminário é possibilitar a troca de experiências e informações entre municípios, acadêmicos e população sobre o tema “Promoção da Saúde e Prevenção e Controle do Tabagismo”, propiciando a apresentação de trabalhos científicos, relatos de casos, ações e projetos relacionados ao tema.

Palestras

No dia 3 de junho, no Teatro Calil Haddad, a programação científica será aberta às 8h30, com palestra do pneumologista Jonatas Reichert.

Membro titular da Comissão de Tabagismo da Associação Médica Brasileira e vice-presidente da Associação Paranaense de Combate ao Fumo, Reichert fala sobre a História e os efeitos do tabagismo.

A partir das 9h20, representante da Secretaria de Estado da Saúde vai falar sobre Controle do Tabagismo no Paraná; às 10h30 Adriana Karas Nos e Joselma Maria Piegot falam sobre A Cultura do Tabaco em Irati e às 11 horas Marcos Luciancenkol, da Receita Federal de Maringá, fala sobre o Comércio Ilegal de Tabaco.

Às 13h30, Tânia Maria Cavalcanti, secretária executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção Quadro para Controle de Tabaco e Chefe da Divisão de Controle de Tabagismo e outros Fatores de Risco de Câncer da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional do Câncer/Ministério da Saúde, vai abordar o tema O Tabagismo no Brasil e no Mundo. Na sequência terá início a apresentação de trabalhos.

Fechando o seminário, será realizada uma mesa redonda, moderada pelo secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, sobre 'Ações que podem promover saúde, prevenir e controlar o tabagismo'.

Serão cinco temas: 'Regulação do Tabagismo no Brasil' , com André Oliveira, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Vigilância em Saúde no Município de Maringá, com Rosângela Treichel Saens Sutira, da Secretaria de Saúde de Maringá; Tratamento de Usuários de Tabaco em Maringá, com Alessandra Massi Puziol Alves, da Secretaria de Saúde de Maringá e Maria Lúcia Dantas, da UEM; Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis e os Ambientes Livres, com Carlos Rodrigues de Souza, da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis e do Comitê de Ambientes Livres de Tabaco; e Rede Paranaense para Controle do Tabagismo entre Mulheres, com Rosane Cruz Côrtez.
PMM