SAÚDE

Hoje é o último dia para Vacinação de Idosos

Pessoas com 60 anos ou mais têm até hoje, sexta-feira (29) para se vacina contra a gripe.

A vacina é gratuita e está disponível em todos os postos de saúde do município e na Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde, até às 17 horas.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe de Idosos teve início no último dia 24 de abril e segundo a coordenadora de Controle Imunobiológicos da Secretaria de Saúde, Edlene Loureiro Aceti Góes, até o último dia 25, foram vacinadas 33.543 pessoas com 60 anos ou mais, imunizando 82% desta população.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde foi de 80% de cobertura e a expectativa da administração municipal é atingir 90% da população de idosos.

O secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Nardi, ressalta que o objetivo da campanha é “aumentar a qualidade de vida dos idosos e, principalmente, reduzir os óbitos e internações causadas pela gripe e suas consequências,”, reforça Nardi.

Estudos nacionais e internacionais demonstram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por doenças respiratórias.

O alerta da Secretaria de Saúde é que não podem se vacinar pessoas que tenham alergia comprovada à proteína do ovo.
PMM