ECONOMIA

Novo secretário quer viabilizar a instalação de 24 empresas

Uma das principais metas a serem atingidas pelo novo secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Maringá, Ronaldo Ramos, é criar condições para que os parques industriais possam absorver as 24 empresas que, atualmente, querem se instalar no município.

Segundo Ramos – que acumula também o cargo de secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação – a maioria dessas 24

empresas interessadas é de pequeno e médio portes. Elas pleiteiam áreas de 2 mil a 4 mil metros quadrados para suas instalações.

“No momento não há terrenos com infra-estrutura disponíveis para essas

empresas se instalarem nos parques industriais, mas o nosso primeiro

desafio será o de encontrar alternativas para que o município possa acolher novas indústrias geradoras de renda e emprego”, afirma o secretário.

A iniciativa faz parte dos incentivos previstos na Lei 4.424/97, a chamada

Lei do Prodem – Programa de Desenvolvimento Econômico de Maringá – que se constitui em um dos instrumentos da política de inclusão social e de atração de novos empreendimentos adotada pela administração municipal.

Com base nos dispositivos legais, o município concede incentivos fiscais e

apoios estruturais com a finalidade de atrair empresas geradoras de renda e novos postos de trabalho em seus parques industriais.

“Uma das alternativas estudadas para servir de espaço para instalação

dessas empresas é a oferta de um lote inicial de 42 alqueires localizado

no futuro Parque Tecnológico, onde há uma área específica para a adequação de indústrias convencionais”, pondera o secretário.

Ele explica que a maior parte do terreno reservado ao Tecnoparq será

destinada aos setores de biotecnologia, agroindústria, química fina e tecnologia da informação.

O terreno do Tenoparq tem no total 7,7 milhões de metros quadrados, ou 320 alqueires paulistas, e fica ao lado da PR-317, entre Maringá e Iguaraçu.

A capacidade é suficiente para acomodar 362 empresas no local.

Outra opção apontada pelo secretário Ronaldo Ramos para acomodar novas indústrias é a retomada de áreas que foram disponibilizadas pelo município, mas que até agora não foram utilizadas pelas empresas beneficiadas.

“Já estamos elaborando um retrospecto dos prazos concedidos e fazendo o acompanhamento da execução dos projetos”, diz o secretário. Segundo ele, o

objetivo é fazer com que os empresários cumpram o que ficou estabelecido no momento do acordo com o Prodem. “Caso o prazo para utilização esteja vencido e o terreno permaneça ocioso, a área disponível será transferida para outra empresa mais disposta a agilizar sua consolidação para garantir maior geração de renda e empregos no município”, conclui.

PMM