EVENTO

Lançamento do XVI Festival Nacional de Danças Ucranianas será no próximo dia 17

O lançamento do XVI Festival Nacional de Danças Ucranianas será realizado no próximo dia 17 de maio (domingo), na Associação Cocamar, localizada na avenida Constantino Pereira Dias, nº 1000.

O evento terá início às 9h30, com a realização da Santa Missa na Igreja São Pedro e São Paulo e em seguida um almoço com comida típica ucraniana na Associação Cocamar.

O evento é promovido pela Companhia de Dança Ucraniana Verkovena de Maringá.

Durante a confraternização, a Companhia Verkovena e o Coral Kalena da Igreja São Pedro e São Paulo fazem apresentações especiais.

Estarão presentes no evento a cônsul da Ucrânia do Paraná, Laryssa Myronenko e o presidente da Representação Central Ucraíno Brasileira, Vitório Sorotiuk, além de autoridades municipais.

Para o presidente da Companhia de Dança Ucraniana Verkovena, Aurélio Mazur, é um privilégio para o grupo receber o festival nacional em Maringá.

“Nosso grupo tem seis anos de existência e sempre participamos deste festival nas cidades do sul do Paraná, que concentram mais descendentes de ucranianos, como Prudentópolis, Irati e Curitiba. Estamos realizando um sonho com a vinda do festival para nossa cidade”, revela Mazur.

O XVI Festival Nacional de Danças Ucranianas será realizado no dia 12 de dezembro, no Teatro Calil Haddad, com a presença de aproximadamente 30 grupos de dança ucraniana, do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A comunidade ucraniana de Maringá reúne cerca de 300 pessoas e procura preservar seus costumes, frequentando a Igreja Católica Ucraniana São Pedro e São Paulo e valorizando diversos costumes como as comidas típicas e danças folclóricas companhia.

A companhia Verkovena apresenta, em seu repertório, antigos costumes e adaptações de danças folclóricas que eram executadas em aldeias e vilarejos da antiga Ucrânia.

Ucranianos no Brasil

O Brasil abriga hoje a maior comunidade ucraniana da América Latina, contando com 400 mil pessoas entre ucranianos e descendentes, 90% deles vivendo no Paraná.

Os ucranianos formaram o segundo maior contingente eslavo a imigrar para o Brasil, perdendo apenas para os poloneses.

A imigração de ucranianos para o Brasil começou efetivamente nos anos de 1895. Em apenas dois anos, cerca de 15 mil ucranianos desembarcaram no Brasil.

A grande maioria foi encaminhada ao Paraná, onde tornaram-se pequenos agricultores.

Até a década de 1920, aproximadamente 50 mil ucranianos imigraram para o Brasil, a maior parte proveniente da Galícia.
Pmm