EVENTO

Entidades comemoram resultado da 14ª Festa da Canção

A 14ª Festa da Canção e do Artesanato terminou no último domingo com saldo positivo para as entidades.

Diretores e voluntários das instituições assistenciais que trabalharam durante as últimas semanas no Centro de Convivência Deputado Renato Celidônio ficaram satisfeitos com o resultado do evento que reuniu cerca de 2 mil pessoas por noite.

Além do cardápio variado servido nas barracas, a festa também ofereceu parque infantil, artesanatos e um palco com atrações artísticas.

A secretária da Assistência Social e Cidadania, Rosa Maria Marques de Souza, agradeceu a comunidade por prestigiar o trabalho das entidades.

“Ainda não terminamos o balanço geral dos recursos arrecadados na festa, mas as entidades já me comunicaram sobre o excelente movimento durante o evento.

Os artesãos também ficaram surpresos com as vendas, já que participam também da Festa das Nações que acontece em outubro e a Festa da Canção costuma contar com um número sempre menor de visitantes”, conta a secretária.

“Este resultado mostra que os maringaenses estão cada vez mais envolvidos com o trabalho social e preocupados em ajudar quem precisa.

Para a maioria das entidades que trabalha na festa esta é a promoção que mais gera recursos durante todo o ano”, ressalta a secretária.

O diretor presidente do Recanto da Fraternidade Plantando Vidas, Alcides Martinhago, revela que os lucros aumentaram 70% em relação ao ano anterior.

“Para nós, o resultado foi excelente.

Agora podemos ficar mais tranquilos, pois deste recurso dependem grande parte do pagamento das despesas fixas da entidade”, comemora.

Martinhago comenta que o dinheiro é utilizado para garantir a manutenção geral da casa e principalmente o pagamento dos dez funcionários que trabalham no local.

“A entidade atende 20 pessoas com dependência química e funciona em regime de internato.

Os usuários recebem atendimento psicológico e espiritual, além de desenvolverem serviços de plantação, limpeza e construção.

Cada paciente pode permanecer na casa durante o período de um ano, gratuitamente.

Por isso é tão importante para nós, o recurso arrecadado na Festa da Canção”, declara.

O evento é coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania - Sasc em parceria com as Secretarias da Cultura, Desenvolvimento Econômico, Administração e Serviços Públicos.

Desde 2005, a Prefeitura paga 50% do aluguel das barracas, o que contribui significativamente para o lucro das entidades.

O município também é responsável pelo material elétrico e de limpeza, locação de palco e som, alimentação dos voluntários que trabalham no evento e pagamento de eletricistas e encanadores antes e durante a festa.

A secretária da Sasc informa que o balanço geral do evento deve ficar pronto no final do mês de maio e nesta terça-feira (28), os representantes de entidades participam de uma reunião na Sasc para fazer uma primeira avaliação dos resultados da festa.
Pmm