SAÚDE

Escorpiões oferecem perigo a moradores de bairros

Lixo, entulho e sujeira, somados à umidade, criam um ambiente perfeito para a proliferação de escorpiões. É o que afirma a veterinária responsável pelo Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Marilda Fonseca de Oliveira.

Apesar das preocupações, este ano foram registradas apenas duas aparições de escorpiões. Os bairros com maior incidência são as zonas 5 e 6.

Para Marilda Fonseca, o importante é que a população evite atrair baratas e outros insetos, que são alimentos dos escorpiões. Segundo a veterinária, é preciso afastar plantas das paredes e eliminar entulhos, tijolos, telhas ou outros objetos, além de vedar as soleiras das portas. “Outro fato curioso é que os escorpiões podem entrar nas casas através da rede de esgoto. Por isso, é importante também vedar ralos e tanques para evitar o aparecimento de escorpiões”, observou.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, desde 2001 foram registrados 40 acidentes com escorpiões em Maringá. A secretaria orienta a população para que ao encontrar um escorpião, o capture de forma segura, usando pá ou vassoura, e o coloque em um vidro. Em caso de acidente a pessoa picada deve ser encaminhada imediatamente ao Centro de Controle de Intoxicação do Hospital Universitário.

Existem várias espécies de escorpião.

Na região, o aparecimento mais comum tem sido de três espécies: Tityus serrulatus, venenoso, responsável pelos acidentes mais graves podendo matar; Tityus bahiensis, que se caracteriza por uma cor mais avermelhada, seu veneno não é tão perigoso; e o Bothriurus araguayae, escorpião preto, que não oferece risco algum e faz parte da fauna natural da região.

PMM