EVENTO

Praça da Catedral será palco de "Paixão de Cristo" nesta semana

O espetáculo “Paixão de Cristo”, evento do calendário cultural do município, será apresentado nesta quarta e sexta-feira (8 e 10), às 20 horas, na praça da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.

Os organizadores do projeto esperam a presença de 30 mil pessoas prestigiando a encenação.

O evento que acontece desde 2003 na cidade é promovido pela Arquidiocese de Maringá em parceria com a Secretaria da Cultura.

A peça que relata a morte, crucificação e ressurreição de Cristo, conta com a participação de 300 atores em um palco de 600 metros, montado ao lado da Catedral, com iluminação e cenário característicos da época.

No sexto ano de apresentação do espetáculo, a produção utilizará novas tecnologias para melhorar a sonorização do evento.

A primeira apresentação da “Paixão de Cristo” em Maringá, foi realizada em 2003, dentro da Catedral.

Em 2004, o evento foi maior e melhor produzido, atingindo um público de 5 mil pessoas.

Nos anos seguintes este número foi crescendo até chegar ao público recorde de mais de 30 mil pessoas, na Sexta-feira Santa de 2008.

Para a secretária da Cultura, Flor Duarte, é um privilégio para a Prefeitura participar desta promoção, já que se trata da melhor e mais importante história da bíblia.

“Apesar de ser uma história que todos já conhecem, é fundamental reviver esse momento e de uma forma tão intensa e emocionante como é feita durante o espetáculo”, ressalta a secretária, lembrando que o estilo da apresentação, envolvendo a comunidade e com a participação de profissionais e amadores, todos voluntários, remete ao teatro antigo que teve seu início em Roma.
Pmm