CIDADE

enso Nikkei de Maringá terá mutirão neste sábado

Voluntários treinados por entidades nikkeis maringaenses, em parceria com o Departamento de Estatísticas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, vão promover no próximo sábado, dia 4, um mutirão de trabalho visando coletar dados estatísticos do maior número possível de famílias descendentes de japoneses que vivem no município.

O Censo Nikkei de Maringá começou a ser realizado no final do ano passado e representa a última atividade das comemorações dos 100 anos de imigração japonesa no Brasil – Imin 100.

O mutirão deste sábado está previsto para iniciar às 8h30 da manhã, com concentração no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio, localizado ao lado do Paço Municipal.

Por meio de pesquisa de campo, o censo procura fazer um levantamento sobre o número exato de pessoas e famílias descendentes de japoneses que vivem em Maringá, de que província japonesa elas são originárias, seu grau de escolaridade, religião, renda familiar e número de parentes que atualmente trabalham no Japão.

Segundo o diretor geral da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Shudo Yasunaga, são dados básicos que frequentemente são solicitados por órgãos do governo japonês e que, a partir do censo, passarão a ser fornecidos com precisão.

“Também são informações fundamentais para toda a colônia nipônica maringaense que, para isso, é conclamada a colaborar com o trabalho dos cerca de 150 recenseadores que atuam na pesquisa”, acentua.

Questionário

De acordo com Yasunaga, a estimativa é de que atualmente Maringá tem cerca de 4,5 mil famílias ou de 13 a 14 mil pessoas descendentes de japoneses.

“Com a disponibilidade desses dados exatos, as entidades ligadas à comunidade e o poder público poderão desenvolver programas específicos em atendimento às famílias”, explica.

Para contribuir com esse estudo detalhado, que dará melhores condições para mostrar a importância e a organização da comunidade nikkei para Maringá, os descendentes também podem procurar diretamente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – localizada no 1º pavimento do Paço Municipal – ou ir até o Parque do Japão, onde há formulários disponíveis para a pesquisa.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, contatos podem ser mantidos pelos telefones 3221-1551 (Parque do Japão) ou 3221-1364 (Secretaria de Desenvolvimento Econômico).

Mais informações: 3221-1551 (Parque do Japão) / 3221-1364 (Sec. Des. Econômico).
Pmm