HABITAÇÃO

Prefeitura de Maringá realiza primeira reunião para construir seis mil casas no município

O prefeito de Maringá, Silvio Barros, promoveu na tarde de sexta-feira (27) a primeira renião com secretários da área técnica para discutir a elaboração do projeto para construir seis mil unidades habitacionais no município.

A iniciativa atende ao programa lançado nesta semana pelo Governo Federal para construir 1 milhão de casas em todo o país.

O programa é dirigido a famílias com renda de até 10 salários mínimos, com maior foco nas que têm renda de até 3 salários.

No encontro com os secretários de Planejamento, Guatassara Boeira, e de Controle Urbano e Obras Públicas, Walter Progiante, o prefeito esclareceu que o Plano Nacional de Habitação será iniciado em abril e, portanto, a administração municipal tem prazo até o dia 14 para apresentar projetos para construir as seis mil unidades previstas, já que em todo o Paraná serão construídas 44.172 casas.

Em função do Governo Federal exigir a cessão de terrenos por parte dos municípios, para a construção das casas, Maringá vai pleitear um sistema de parceria junto ao Governo do Paraná.

“Da mesma forma, temos de criar uma força-tarefa para conduzir esses projetos e ver até que ponto a estrutura da Prefeitura suportará o andamento do programa, ou seja, de que forma vamos ampliar a nossa estrutura funcional que já cuida hoje de 180 unidades em construção”, explicou o prefeito.

De acordo com o projeto federal, o Plano Nacional de Habitação dará subsídio integral, com isenção de seguro, para as famílias com renda de até três salários mínimos.

As famílias com renda de três a seis salários mínimos terão subsídio parcial nos financiamentos, com redução dos custos de seguro e acesso ao Fundo de Garantia.

Mais informações: 3221-1425 (Seurb).
Pmm