SAÚDE

Ações do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose terão início nesta terça-feira

O Brasil ocupa o 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% dos casos de tuberculose no mundo.

De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que mais de 50 milhões de pessoas estão infectadas pelo bacilo da tuberculose, no país, com cerca de 111 mil casos novos e seis mil óbitos ocorrendo anualmente.

Diante desta estimativa, o Governo Federal promove diversas ações para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, com início nesta terça-feira (24).

Em Maringá, segundo levantamento da Secretaria da Saúde, foram registrados 70 casos novos da doença em 2008.

Deste total, 40 pessoas foram curadas, seis abandonaram o tratamento e duas morreram.

Nesta semana, todas as Unidades Básicas de Saúde e o programa Saúde da Família vão intensificar a atenção no trabalho de identificação e prevenção à doença e distribuirão material explicativo para a população.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Janete Veltrini Fonzar, alerta que toda população está sujeita a contrair a doença, que não escolhe classe social ou mesmo faixa etária.

“O importante, é a pessoa com qualquer um dos sintomas procurar ajuda no serviço público de saúde.

Como a transmissão se dá pelo ar, através de tosse, espirro ou contato com a saliva do portador da doença, existe a preocupação do diagnóstico precoce, evitando o registro de novos casos”, explica a coordenadora.

Ela ainda explica que a doença tem cura e o diagnóstico é gratuito e acompanhado por profissionais da saúde pública.

“A tuberculose é identificada através de exame clínico, exame de escarro e raio x do tórax”, explica Fonzar, ressaltando que após seis meses de tratamento o paciente adquire a cura da doença.

Os principais sintomas da tuberculose são: tosse persistente, febre vespertina, perda de apetite, emagrecimento, suor noturno, cansaço fácil, dor no peito e escarro com sangue.
Pmm