EVENTO

Mostra cultural apresenta resultados do projeto Futuro Hoje

Cerca de 400 crianças e adolescentes de Maringá que participam desde o mês de agosto de 2008, do projeto “Futuro Hoje”, apresentam nos próximos dias 21 e 22, uma mostra cultural, no Teatro Barracão, às 18 horas.

A proposta do trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA é aproveitar o tempo ocioso da população entre 6 e 17 anos que se encontra em situação de vulnerabilidade social ou são usuários de drogas com oficinas culturais, artísticas e esportivas.

Durante a mostra, os alunos farão apresentações de dança, capoeira, teatro e ainda um desfile de modelo e manequim, como resultado do que aprenderam durante as aulas do projeto.

As oficinas são realizadas em espaços públicos como salões comunitários, escolas, bibliotecas, praças, centros esportivos, entre outros.

As aulas são coordenadas por um instrutor que organiza duas turmas, que freqüentam as oficinas duas vezes por semana durante uma hora e meia, completando um total de três horas semanais.

Ao todo são oito educadores que atuam nas áreas da cultura, esporte, lazer, arte e comunicação.

A ação é mantida com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e tem apresentado resultados positivos nos bairros onde é desenvolvida.

Para a coordenadora do projeto, Cleia Renata Teixeira de Souza, a mostra representa o resultado deste primeiro momento do trabalho realizado nos bairros pelos educadores. “Durante este período percebemos que as famílias, lideranças e a comunidade em geral, aceitaram muito bem o projeto”, comemora a coordenadora.

“Os familiares nos revelam que estão mais seguros, pois sabem onde seus filhos estão”, comenta a coordenadora, acrescentando que a maioria dos bairros não possuía um trabalho como este e por isso a comunidade está satisfeita com o projeto.

As crianças e adolescentes que queiram participar das oficinas podem entrar em contato com o presidente do bairro onde mora ou com a escola municipal mais próxima de sua residência.

As oficinas de capoeira, teatro, futebol, atletismo, artes visuais, modelo manequim, street dance e comunicação trilingue são realizadas nos bairros Parque Avenida, Herman Moraes de Barros, Rebouças, Hortência, Santa Felicidade, Requião, Iguatemi, Vila Esperança, Campos Elíseos, Jardim Universo, Laranjeiras, Ebenezer e Vila Santo Antônio.

Informações com a coordenadora do projeto, Cleia Renata nos telefones 9103-7008 e 3221-6415.
PMM