SAÚDE

Oficina pedagógica capacita profissionais da Saúde

Começou nesta terça-feira (3), no Colégio Paraná, uma oficina pedagógica sobre dengue para capacitar enfermeiros e auxiliares de enfermagem do Núcleo de Vigilância em Saúde dos postos de saúde.

A proposta do treinamento que termina na quinta-feira (5), é preparar os profissionais para assumirem as palestras educativas nas áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde.

De acordo com a gerente de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Janete Veltrini Fonzar, ao todo 48 profissionais participam da capacitação que foi programada para dar um incentivo para o início das atividades.

“Na verdade eles já são capacitados para realizar este trabalho.

A oficina tem o objetivo de instrumentalizar os profissionais pedagogicamente para esta atividade”, enfatiza a gerente, explicando que o treinamento possui conteúdo teórico e lúdico.

Neste primeiro encontro os enfermeiros e auxiliares foram organizados em grupos para discutir textos técnicos com suporte de instrutoras.

Os profissionais formularam cinco questões sobre a dengue e escolheram um profissional para ser o relator.

Também elaboraram uma música que foi apresentada na sala de aula.

No dia 4 (quarta-feira), os participantes também discutirão novos textos e poderão levantar termos desconhecidos para sanar dúvidas, além de montar um breve discurso sobre a dengue.

No último dia, terão que apresentar peças de teatro no anfiteatro da Secretaria da Saúde.

A capacitação é promovida pela Secretaria da Saúde, através das vigilâncias Ambiental e Epidemiológica, com apoio da Secretaria de Educação e Núcleo Regional de Educação, que integram o Comitê Municipal de Combate à Dengue.
PMM