SAÚDE

Controladoria Interna já apresenta resultados positivos

O Serviço de Controladoria Interna do Hospital Municipal, implantado no final do ano passado, está agilizando o atendimento aos pacientes internados que dependem de encaminhamento.

Uma enfermeira analisa prioritariamente a situação clínica dos pacientes em observação nos Pronto Atendimentos ao Adulto e à Criança e na Sala de Emergência, verificando a conformidade com a Central Estadual de Regulação de Leitos.

Quando necessário, agiliza a transferência a outros hospitais de referência, ou para exames de alta complexidade.

Com a Controladoria, explica o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, está sendo possível proporcionar muito mais rapidez no tratamento dos pacientes, abreviando a sua permanência intra-hospitalar.

Além disso, a Controladoria realiza o estudo da qualidade das anotações e relatórios sobre os procedimentos realizados junto aos pacientes internados, e faz orientações técnicas às equipes de assistência à saúde.

Segundo a Enfermeira Jenny Karol Gomes Sato Sgobero, com a implantação do Serviço de Controladoria, já houve uma melhora significativa no preenchimento do prontuário do paciente, documento essencial sobre sua história clínica no hospital.

“Este ano vamos intensificar ainda mais este serviço que comprovou ser essencial para a agilidade e qualidade do atendimento aos pacientes no Hospital Municipal”, afirma ela.

Também este ano existe o objetivo de se implantar os Procedimentos Operacionais Padrão – POPs, documentos que padronizam os procedimentos e, com base neste protocolo promover o treinamento dos servidores.

“São medidas que junto com o acolhimento com classificação de risco trazem maior segurança e conforto aos pacientes do Hospital Municipal”, afirma Nardi.
PMM