PRÊMIO

Cesumar recebe Prêmio Voluntariado Transformador

O Cesumar recebeu quinta-feira passada o Prêmio Voluntariado Transformador 2008, concedido pelo Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV).

A instituição concorreu com o programa "ODM Universidade", realizado em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e IIDAC (Instituto Internacional de Desenvolvimento da Cidadania), e ganhou o troféu como melhor projeto na categoria Gestão de Voluntários na Escola.

O Programa ODM Universidade foi considerado pela Comissão Avaliadora como o de maior potencial transformador das ações voluntárias realizadas no Paraná e inscritas no Prêmio.

Desenvolvido desde 2006 pelo Cesumar, cujas ações são voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o programa já beneficiou diretamente cerca de sete mil pessoas e indiretamente em torno de 23 mil pessoas de Maringá e municípios da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), estando envolvidos no trabalho de voluntariado mais de 400 estudantes da instituição.

A principal estratégia do Programa ODM Universidades é motivar os acadêmicos a desenvolverem ações sustentáveis junto às comunidades, com foco nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Para o diretor de Extensão e Apoio Comunitário, professor Nardir Sperandio, que esteve no Teatro Positivo, em Curitiba, recebendo o Prêmio em nome do Cesumar, “é importante exaltar o espírito de voluntariado dos universitários neste processo de busca de melhorias transformadoras para a comunidade regional”.

Sperandio ressalta também as parcerias com a Amusep, que propicia que as ações cheguem ao leque de 30 municípios da região, bem como a cooperação técnica e metodológica recebida do IIDAC para a gestão das atividades voluntárias.

Ele parabeniza também os coordenadores deste processo, Emanuel B. Antônio, Fabiana de Oliveira e Letícia Mônica Garcia, do Cesumar.

Segundo o diretor de extensão, estas parcerias aliadas sobretudo à disposição dos universitários voluntários é que levaram o Cesumar a ser o vencedor do Prêmio Voluntariado Transformador 2008, na categoria Instituições de Ensino, com participantes de todo o Estado do Paraná.

O objetivo do Prêmio Voluntariado Transformador é reconhecer e valorizar cidadãos que através do trabalho voluntário participam ativamente do desenvolvimento social de suas comunidades, transformando realidades adversas em contribuições para os oito ODMs.

A escolha dos vencedores do Prêmio foi feita por uma Comissão Avaliadora composta por representantes do Centro de Ação Voluntária de Curitiba, do Movimento Nós Podemos Paraná, do Programa de Voluntários das Nações Unidas, do Instituto Voluntários em Ação de Santa Catarina, da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Avina Brasil, e da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade do Governo do Paraná, integrando os três setores da sociedade.

O Prêmio teve o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade do Governo do Paraná, do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial e do Movimento Cidades pela Educação Básica.

ASSESSORIA DE IMPRENSA CESUMAR