CURSO

Programa da Microsoft encerra treinamento no Cesumar

Encerra-se na semana que vem o treinamento oferecido pelo Programa Students to Business da Microsoft (S2B), realizado em Maringá por meio de parceria com o Cesumar (Centro Universitário de Maringá).

A turma, que recebe treinamento gratuito em duas áreas - desenvolvimento de sistemas ou infra-estrutura -, é composta por 60 alunos.

O programa S2B da Microsoft tem por objetivo capacitar estudantes dos ensinos médio, técnico e universitário interessados em tecnologia da informação e facilitar o acesso deles às vagas ofertadas pelas empresas neste segmento.

Trata-se da primeira vez que o curso é realizado em Maringá, que foi escolhida ao lado de Curitiba, no Paraná, e está entre as 25 cidades brasileiras contempladas com o programa este ano.

Mais de mil jovens chegaram a se inscrever no programa na região e destes quatrocentos foram selecionados para a primeira etapa, que aconteceu em setembro.

Desta turma, um grupo de 120 foi para a segunda etapa e 60 chegaram ao estágio final.

Estes receberão certificado de 84 horas/aula.

O mais importante é que, além de capacitar os jovens, o programa faz uma ponte com o mercado de trabalho, facilitando o contato entre as empresas que trabalham com tecnologia Microsoft e buscam mão-de-obra especializada e os jovens.

Essa aproximação ocorre usualmente por meio de uma "Feira de Empregos", realizada ao final do programa em cada localidade.

Para a estudante do 3º ano de Ciência da Computação Paula Sayuri (única mulher do grupo de infra-estrutura), participar do curso foi uma grande oportunidade em sua vida.

“Todos os cursos na área são muito caros e por isso é difícil de fazê-los, além de quase não serem ofertados na região.

Para mim foi o máximo fazer este curso da Microsoft e ainda de graça”, disse ela.

O estudante Roberson Gomes, também de Ciência da Computação, diz acreditar que o curso abrirá portas de trabalho “porque estamos tendo um acréscimo de conhecimento, oferecido por uma grande empresa multinacional, o que faz muita diferença”.

Filipe de Carvalho Oliveira, estudante do 2º ano do Ensino Médio em uma escola estadual, está concluindo o curso de infra-estrutura (Redes) e acha que ganhou muito com o novo aprendizado.

“Esse curso foi a oportunidade que tive de me especializar numa área e acho que agora vou ter mais facilidade para arrumar emprego porque está faltando gente especializada no mercado”, disse ele satisfeito.

Todos os alunos participantes do programa também podem divulgar seus currículos em um portal de currículos exclusivo.

Isso aumenta as chances de concorrer a vagas de emprego nas empresas que necessitam de profissionais qualificados nas plataformas da Microsoft para completar seus quadros de funcionários.

ASSESSORIA DE IMPRENSA CESUMAR