SAÚDE

Mais de 2 mil pessoas realizaram o auto-exame da mama

Cada vez mais o câncer de mama tem se tornado uma preocupação na vida das mulheres.

Quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura são grandes.

Para que todas as pessoas tenham acesso ao exame a Secretaria da Mulher, o Conselho Municipal da Mulher e o Hospital Municipal, estão realizando o auto-exame da mama em diferentes locais da cidade.

Em dois dias de campanha foram 2.400 atendimentos, sendo que desse número 30% foram realizados em homens, quando muitos apresentaram nódulos e foram encaminhados para mamografia.

A primeira-dama, Bernadete Matos Barros, convida mulheres e homens que ainda não realizaram o exame para procurarem um dos postos de atendimentos e realizar o procedimento.

“Nesta quinta-feira (27), é Dia de Luta Contra o Câncer de Mama em todo o estado, por isso peço que todos façam o auto-exame.

Nosso objetivo é continuar conscientizando a população quanto a importância da prevenção do câncer de mama durante todo o ano”, destacou Bernadete.

A Secretaria da Mulher apoia e promove esta e outras campanhas, já que sua função é promover políticas públicas, o que compreende também a saúde da mulher, relatou a secretária da Mulher, Terezinha Pereira.

“Este é o tipo de câncer que mais vitimiza mulheres em todo o país e pode ser detectado na prevenção com chances de 95% de cura.

A nossa maior preocupação é com as mulheres que estão morrendo por não descobrirem a existência da doença em tempo de realizar o tratamento.

Temos que investir na prevenção porque ela salva vidas”, comentou.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Donária Rizzo, o objetivo da campanha é zerar a mortalidade causada pelo câncer de mama no município.

“O intuito maior é que essa campanha atue durante todo o ano e mobilize toda a comunidade maringaense”, destaca.

A campanha Dia de Luta Contra o Câncer de Mama teve início na última segunda-feira (24) no Paço Municipal, e será realizada no município até a próxima sexta-feira (28).

A campanha ainda conta com apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer e Uniarte.

Além das mulheres, os homens também podem desenvolver câncer de mama, porém é raro, constituindo menos de 1% dos casos.

Os exames estão disponíveis para homens e mulheres.

Informações com a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Donária Rizzo, no telefone 9961-0175 ou na Secretaria da Mulher, com Cida Magalhães e Silvia Muniz no telefone 3221-1274.
PMM