SAÚDE

Auto-exame da mama dá início às ações da semana

Teve início nesta segunda-feira (24), no Paço Municipal, a campanha Dia de Luta Contra o Câncer de Mama, que será realizada no município até a próxima sexta-feira (28).

Durante a tarde, equipes do Hospital Municipal e da Uniarte estiveram realizando o auto-exame da mama em diferentes locais da cidade.

Segundo a secretária da Mulher, Terezinha Pereira, além de atender toda a população os servidores do município também podem fazer o exame durante o horário de trabalho.

“Já conversamos com todos os secretários da Prefeitura pedindo a liberação dos funcionários para participarem das atividades, e nas secretarias externas levamos equipes até os locais.”

O aparelho móvel de ultrassonografia estará disponível durante está terça-feira (25), na Prefeitura Municipal.

A ação é realizada pela Secretaria da Mulher – SeMulher, Hospital Municipal, Conselho Municipal da Mulher, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Uniarte.

Além das mulheres, os homens também podem desenvolver câncer de mama, porém é raro, constituindo menos de 1% dos casos.

Se diagnosticado em fases iniciais, o câncer de mama tem chance de cura.

Os exames estão disponíveis para homens e mulheres.

Conscientização

Além de aprender a maneira correta de fazer o auto-exame, mulheres e homens que passaram nos pontos de conscientização, também serão motivadas a levar informações aos parentes e amigos.

Jandira Peres, de 52 anos, disse ter feito o exame pela primeira vez.

“Estava passando pela Prefeitura e me deparei com este estande.

Então pensei: porque não entrar e realizar esse exame.

Acho que tinha medo.

Mas graças a Deus fiz o auto-exame e não deu nada.

Recomendo às mulheres que não fizeram o exameque procurem um dos postos, pois não doi nada e ajuda a prevenir”, comentou Jandira.

Aberta também aos homens, a campanha atraiu muitos deles para realizar o exame.

A maioria desconhece a doença no sexo masculino.

Assim foi para o assistente administrativo, Felício Jussani Neto.

“Durante 62 anos nunca tinha imaginado que isso existia.

Achei essa idéia de montar postos itinerante pela cidade maravilhosa, pois se fosse para procurar um médico, certamente não iria.

Fiz o exame e também a ultrassonografia.

No auto-exame foi detectado um nódulo e no mesmo instante os profissionais já me encaminharam para uma ultrassonografia e foi detectado uma glândula de gordura”, destacou Felicio, que ficou admirado com a rapidez do exame.

Como fazer corretamente o auto-exame de mama

À frente do espelho procure alterações no formato das mamas, inchaço ou depressão na pele ou deformidades nos mamilos;

Aperte suavemente o mamilo entre os dedos polegar e indicador à procura de alguma secreção;

No chuveiro, procure com os dedos alguma saliência, caroço duro ou espessamento. Use a mão esquerda para o seio direito e vice-versa.

Deitada, coloque a mão direita atrás da cabeça; com os dedos da mão esquerda pressione a mama direita fazendo movimentos circulares e vice-versa.

Serviço: Informações com a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Donária Rizzo, no telefone 9961-0175 ou na Secretaria da Mulher, com Cida Magalhães e Silvia Muniz no telefone 3221-1274.
PMM