EVENTO

Ações marcam Dia Nacional da Consciência Negra

Na data em que se comemora nacionalmente O Dia da Consciência Negra, (20 de novembro), a Assessoria de Promoção da Igualdade promove várias atividades nesta quinta-feira (20), para celebrar o dia, que faz parte da programação da Semana Zumbi dos Palmares, que teve início no último domingo (16).

Para abrir as atividades, a partir das 14 horas, na Biblioteca Tomires Moreira de Carvalho, no Jardim Mandacaru, será realizada uma contação de histórias de autoria de Ana Maria Machado - “Menina bonita do laço de fita”.

Mostrando um pouco da cultura afro será apresentada uma oficina de capoeira, onde o público irá aprender um pouco sobre a modalidade, uma expressão cultural brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música.

A capoeira foi desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes.

Dando continuidade às festividades, às 19h30 o público poderá acompanhar a entrega do Trófeu Consciência Negra de Maringá, que homenagea o maior símbolo de resistência negra contra a escravidão, Zumbi dos Palmares.

A solenidade será no Plenário da Câmara Municipal de Maringá. Encerrando a programação desta quinta-feira, com o tema “ Relações Raciais no Brasil”, será ministrado um curso de extensão, no Auditório do Sinteemar, com cinco palestrantes.

O assessoro de Promoção da Igualdade Racial, Ademir Felix de Jesus, explicou que “a semana tem o objetivo de destacar a importância da luta pela discriminação racial, valorizar a história do guerreiro negro Zumbi dos Palmares e realizar ações que permitam que a população conheça a cultura afro-brasileira”.

A semana será encerrada no domingo (23), com atividades durante todo o dia, em diversos pontos da cidade.

Dia 21/11/08 – (sexta-feira)
14 horas – Contação de Histórias: “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado - SEC/APIR – Biblioteca Manoel Pereira Camacho Filho – Vila Operária.

19h30 – Curso de Extensão Universitária “Relações Raciais no Brasil”- NEIAB/UEM/GRE/PEC/CCH/APIR.–Auditório Ney Marques –UEM – Palestrantes: Walter,Cleyde,Marivânia e Luciano.

19h30 - Palestra: A Discriminação Racial na Educação. Professor Cláudio Ferdinandi – Bloco 01 - CESUMAR

9h30 – Palestra “Violência Étnica” APIR/UNIFAMMA/IMNEAM – Auditório da UNIFAMMA – Palestrante: Aracy Adorno Reis.

Dia 23/11/08 – (domingo)

8 às 17 horas – Panfletagem. Tema: Discriminação Racial e Inclusão Social.

8 às 17 horas – Atividade Culturais e Esportivas – SEICT/SEMUC/APIR/SESP-Centro de Convivência:

9 às 17 horas – Campeonato de Melhor Manobra e Skate solo - APIR/SEICT/ASKM

9 às 10h30 – Projeto Katinguele de Capoeira - Centro Cultural Jhamayka.

13h30 às 14h30 – Apresentação de Skate - A.S.K.M.

14h30 às 15h30 – Apresentação do Grupo Anjos da Guarda – SASC.

16 às 16h30 - Apresentação do Coral da SEDUC.

13 às 17 horas – Atividades Culturais – APIR/SEC/Centro Cultural Jhamayka - Praça Zumbi dos Palmares (Bairro João de Barro/Santa Felicidade):

19h30 - Missa Afro – Paróquia Nossa Senhora da Glória do Rosário – Requião

Informações pelo telefone 3901-2244 na Assessoria de Promoção da Igualdade Racial.
PMM