GERAL

Mutirão intensifica preparativos no Cemitério Municipal

Mais de 100 funcionários da Secretaria dos Serviços Públicos realizam nesta semana um mutirão para limpeza geral no Cemitério Municipal de Maringá.

A iniciativa serve de preparação do local para o Dia de Finados, a ser celebrado no próximo domingo, dia 2 de novembro.

O mutirão envolve servidores das áreas de roçada manual, capina, varrição e coleta de lixo, além de corte de grama, poda de cercas-vivas e pintura de muro e meios-fios.

Ainda para esta semana está programada a conclusão do trabalho de jardinagem em toda a entrada da área.

“A finalidade é deixar tudo preparado, melhorando a estrutura e o acesso de visitantes para o Dia de Finados”, declara o secretário Vagner Mússio.

Ele assinala que o prazo para serviços particulares de reforma e reconstrução de túmulos terminou nesta terça-feira (28), entretanto a limpeza, pintura e polimento de túmulos estão liberados para serem executados por parentes até quinta-feira, dia 30, enquanto a colocação de placas, fotos, vasos e inscrições poderão ser feitos até sexta-feira, dia 31 deste mês.

A partir de sábado, dia 1º de novembro, só as equipes da Secretaria Municipal dos Serviços Públicos terão acesso para trabalhar na área interna do Cemitério.

Comércio ambulante: de acordo com o Decreto nº 1185/2008, o comércio ambulante nas proximidades do Cemitério Municipal deverá ocorrer nos dias 1º e 2 de novembro apenas em locais permitidos pelo Departamento de Fiscalização da Prefeitura.

Para facilitar o acesso de pedestres, as áreas públicas liberadas para o comércio ambulante são a calçada da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira – ao lado do Cemitério; Rua Vereador Primo Monteschio, no trecho entre a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a Praça de Todos os Santos – e toda a extensão da Rua Mem de Sá, respeitando-se o limite de 20 metros entre os portões da Câmara de Velórios e o portão de número 3.

Conforme o decreto, não será permitido o comércio ambulante em frente ao prédio da administração e na área interna do Cemitério Municipal.

O recolhimento de materiais recicláveis – borra de velas derretidas, por exemplo – somente será permitido após o encerramento do expediente nos dias 1º e 2 de novembro, depois das 19 horas e será feito exclusivamente por cooperativas de reciclagem cadastradas pelo município.

PROGRAMAÇÃO DE MISSAS E CULTOS RELIGIOSOS NO DIA DE FINADOS

08h00 - Seicho-No-Iê do Brasil

09h00 - Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe

10h00 - Paróquia Menino Jesus de Praga / São Francisco Xavier

11h00 - Paróquia Nossa Senhora do Rosário

12h00 - Paróquia Pessoal para Japoneses/São Francisco Xavier

13h00 - Igreja Adventista

14h00 - Paróquia Nossa Senhora Aparecida

15h00 - Paróquia São Francisco de Assis

16h00 - Catedral Nossa Senhora da Glória

17h00 - Paróquia São Bonifácio

Mais informações: 3261-5511 (Secretaria dos Serviços Públicos) / 3221-1769 (Cemitério).
PMM