SAÚDE

Cônsul do Japão entrega aparelhos de ultrassom ao município

O Hospital Municipal Doutora Thelma Villanova Kasprowicz, receberá nesta sexta-feira (17), às 15 horas, dois aparelhos de ultrassonografia para atender mulheres maringaenses que necessitam de exames específicos.

Para realizar a entrega desses equipamentos, doados graças a um convênio da Prefeitura (Secretaria da Mulher - SeMulher), com o governo japonês, o Cônsul Geral, Soichi Sato, estará presente na solenidade.

O benefício atende um pedido da secretária da Mulher, Terezinha Pereira, que explica que esses exames são muito procurados pelas mulheres.

“Hoje temos uma procura muito grande para estes tipos de procedimentos e na maioria dos casos o exame de mamografia deve ser complementado com ultrassonografia, em situações clínicas específicas, para confirmação do diagnóstico”, comentou.

A realização dos serviços prestados pelos aparelhos será de responsabilidade da Secretaria da Saúde, sendo que o aparelho fixo será instalado no Hospital Municipal.

O outro aparelho ficará disponível para atender a comunidade nos postos de saúde e também em eventos aberto ao público.

Em 2007, a Secretaria da Mulher recebeu do Consulado Japonês R$ 155.000,00, para a compra de dois aparelhos de ultrassom, um portátil e outro fixo, que irão oferecer à população o diagnóstico de exames abdominal, ginecológico e obstetrício, vascular, cardiológico e intraoperatório, além de realizar ultrassom de tireóide, entre outros.

Além dos dois aparelhos, a SeMulher irá adquirir mais seis equipamentos para a Clínica da Mulher que são: mesa ginecológica automática, foco cirúrgico auxiliar, colete para auto exame da mama, pistola para punção de mama e mocho ginecológico a gás giratório com encosto.

“Esses novos equipamentos serão adquiridos com o restante da licitação do convênio, no valor de R$ 23.000,00, que vem para implementar o nosso projeto, para humanizar o atendimento das mulheres de nossa cidade”, destacou a secretária.

A verba para aquisição desses equipamentos foi viabilizada através de um convênio firmado entre Prefeitura de Maringá e Consulado Japonês, com apoio do deputado estadual Luiz Nishimori.

Informações com a Secretaria da Mulher, Terezinha Pereira pelo telefone: 9118-3557.
PMM