SAÚDE

Aquisição de aparelhos pelo município vai garantir exames específicos a mulheres

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Mulher, adquiriu através de um projeto enviado ao Consulado Geral do Japão, dois aparelhos de ultrassonografia para atender mulheres maringaenses que necessitam de exames específicos.

Em 2007, a Secretaria da Mulher recebeu do Consulado Japonês R$ 155.000,00, para a compra de dois aparelhos de ultrassom, um portátil e outro fixo, que irão oferecer à população o diagnóstico de exames abdominal, ginecológico e obstetrício, vascular, cardiológico e intraoperatório, além de realizar ultrassom de tireóide.

Para realizar a entrega desses equipamentos, doados pelo governo japonês, o Cônsul Geral, Soichi Sato, estará em Maringá, na próxima sexta-feira (17).

A solenidade está marcada para às 15 horas, no Hospital Municipal Doutora Thelma Villanova Kasprowicz.

A secretária da Mulher, Terezinha Pereira, explica que esses exames são muito procurados pelas mulheres.

“Hoje temos uma procura muito grande para estes tipos de procedimentos e na maioria dos casos o exame de mamografia deve ser complementado com ultrassonografia em situações clínicas específicas, para confirmação do diagnóstico”, comentou.

Terezinha também destacou que com esses novos equipamentos o processo será mais rápido, já que os aparelhos são modernos, de última geração, com fácil manuseio, operando com bateria, versatilidade clínica e alta produtividade.

“Sem dúvida as mulheres terão seus direitos ao acesso à saúde garantidos com a compra desses dois equipamentos”.

A secretária afirmou estar feliz com a chegada desses equipamentos no ano em que se comemora cem anos da Imigração Japonesa no Brasil.

“Com essas parcerias estamos solidificando ainda mais esse vínculo entre a nossa cidade e a imigração japonesa”, disse.

A realização dos serviços prestados pelos aparelhos será de responsabilidade da Secretaria da Saúde, sendo que o aparelho fixo será instalado no Hospital Municipal.

O outro aparelho ficará disponível para atender a comunidade nos postos de saúde e também em eventos aberto ao público.

“Esta é uma ação intersetorial da Prefeitura que visa a qualidade de vida e o bem estar da mulher maringaense.

Os aparelhos representam um benefício para a população feminina que necessita desta atenção para prevenir doenças e garantir a tranqüilidade nas questões relacionadas à saúde”, declarou o secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi.

A verba para aquisição desses equipamentos foi viabilizada através de um convênio firmado entre Prefeitura de Maringá e Consulado Japonês, com apoio do deputado estadual Luiz Nishimori.

Informações com a Secretaria da Mulher, Terezinha Pereira pelo telefone: 9118-3557.
PMM