HOMENAGEM

Silvio Barros recebe menção honrosa do presidente Lula

O prefeito Silvio Barros e o secretário da Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, receberam das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira (08), em Brasília, menção honrosa pelo trabalho desenvolvido em Maringá na área de saúde bucal durante o ano de 2007.

A homenagem é do Conselho Federal de Odontologia e faz parte do Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia.

Maringá é um dos municípios eleitos pela comissão do programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde e dos Conselhos de Odontologia, com elevado padrão na oferta de serviços odontológicos realizados pela rede pública.

Participaram da solenidade o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca e o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Miguel Álvaro Santiago Nobre.

O programa Brasil Sorridente foi implantado como forma de incentivar a prevenção e melhorar as condições de saúde bucal de toda população, depois da rede pública colher resultados positivos com o trabalho preventivo entre as crianças.

Em Maringá o programa de Saúde Bucal é oferecido em sete unidades básicas, incluídas as policlínicas das zonas Norte e Sul, no consultório móvel e nos três Centros de Especialidades Odontológicas que atendem periodontia, endodontia, cirurgia oral menor e pacientes especiais.

A estrutura do município conta ainda comquatro clínicas bebê nas unidades Pinheiros, Quebec, Iguaçu e Zona Sul, além de atendimento especializado às gestantes e aos idosos.

“Maringá é destaque no programa Brasil Sorridente pelo atendimento integral que oferece à comunidade, através de toda estrutura e ainda as 18 equipes de saúde bucal que trabalham junto ao Programa Saúde da Família, visitando as casas”, revela a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde, Letícia Padovez.

A Secretaria da Saúde de Maringá também possui o Programa de Atenção à Saúde Bucal Escolar, onde as equipes visitam as escolas municipais, creches e algumas escolas estaduais, fazendo o acompanhamento da escovação e bochechos fluoretados e distribuindo escovas de dente.

A Saúde Bucal tem também uma semana de divulgação na cidade, apresentando à comunidade todo trabalho realizado durante todo o ano, bem como divulgando as outras ações da área de saúde.
PMM